Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Franquia Doutor Resolve
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mmelgaco

MensagemEnviada: Qua Fev 29, 2012 2:09 pm    Assunto: Franquia Doutor Resolve Responder com Citação

Boa tarde pessoal,
estou em busca de um negócio para montar em minha cidade, interior de MG.
Estive olhando leilões de loterias da caixa e algumas franquias.
Me identifiquei com uma específica, a Doutor Resolve (http://www.doutorresolve.com.br/).
Achei muito interessante, entrei em contato e estou recebendo um material interessante da franqueadora.
Segue:

Taxa de franquia: R$ 30.000,00 (áreas de maior potencial terão um custo maior).
Taxa de royalties: Dois salários mínimos vigentes mensais no primeiro ano. Três salários mínimos mensais no segundo ano em diante (teto de três salários mínimos)
Taxa de publicidade: Meio salário mínimo vigente mensal.
Capital de giro:
Com ponto comercial: De 6 a 30 mil reais.
Faturamento médio mensal: Valor previsto em torno de R$ 40.000,00 à R$ 60.000,00 (há franqueado na rede com faturamento maior de R$ 150.000,00)
Lucro médio mensal (% do fat.): De 30% a 40%.
Publico Alvo: Classe A, B e C+, pequenas, médias e grandes empresas. (Alguns exemplos de fonte de receita: Consórcio Nacional Rodobens, Arbloq, Mondial Assistência, Europe Assistência, Brasil Assistência, Convênios e Contratos de Manutenção)
Prazo de retorno: De 7 a 13 meses.
Número de funcionários: Cada franquia tem em média 05 funcionários. Dois para o administrativo e três para o operacional.

Estou entrando em contato com outros franqueados, um recém montado e outros já com algum tempo para ver todos os detalhes.
O problema principal que vejo é conseguir mão de obra qualificada e boa de serviço.
Questionando o franqueador, eles reconheceram que o grande detalhe é realmente isso, a contratação de mão de obra. Mas eles argumentaram que fornecem um extenso treinamento nessa área.

Gostaria de saber se alguém do fórum tem, ou conhece quem tem um franquia dessa, pode nos informar sobre a experiência, sobre o apoio da franqueadora, enfim, todos os detalhes possíveis.
No mais o que puderem me passar, agradeço muito.

Agradeço desde já, abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 29, 2012 7:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho bom dar uma melhor atenção ao prazo de retorno informado.
Pode ser atrativo, mas o que foi considerado para o cálculo? Apenas o lucro líquido (o que é mais comum)?
E atenção aos valores vinculados ao salário mínimo. Se eu não me engano, isso não é válido juridicamente.

Está buscando franquias para trabalhar/investir ou apenas investir?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
sfigs

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 12:47 am    Assunto: Responder com Citação

Olha só, o problema de uma franquia não está no custo inicial dela, mas sim no quanto ela te amarra. Leia depois um livro chamado Made In America, do Sam Walton (fundador do walmart). Ele trata exatamente sobre isso no início do livro. Essas condições que você citou, sobre grana, etc, me parecem muito amarradas.

Uma franquia de baixo preço como essas, sinceramente, eu não vejo motivo para utilizar. É só estuda-la pra criar uma empresa do mesmo estilo. Você vai gastar um tempo, mas vai aprender muito mais do que comprando uma.

Se fosse um McDonalds, por exemplo, aí é outra história. Mas essa Dr. Resolve, não dá pra considerar como uma marca consolidada. Ela está se consolidando. Eu só compraria uma franquia de uma marca consolidada. Caso contrário, eu posso consolidar uma outra rede de franquias, ou mesmo uma loja, que faça um trabalho melhor do que a deles.

Pense bem: você vai pagar 30k + mensalidades por...?

[]'s
miro
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

sfigs escreveu:
Uma franquia de baixo preço como essas, sinceramente, eu não vejo motivo para utilizar. É só estuda-la pra criar uma empresa do mesmo estilo. Você vai gastar um tempo, mas vai aprender muito mais do que comprando uma.

Se fosse um McDonalds, por exemplo, aí é outra história. Mas essa Dr. Resolve, não dá pra considerar como uma marca consolidada. Ela está se consolidando. Eu só compraria uma franquia de uma marca consolidada. Caso contrário, eu posso consolidar uma outra rede de franquias, ou mesmo uma loja, que faça um trabalho melhor do que a deles.
[]'s

X2
mmelgaco

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 3:41 pm    Assunto: Responder com Citação

sfigs e miro
obrigado pelas respostas.

Respondendo ao miro, estou buscando algo para trabalhar e dedicar.
Atualmente sou sócio de uma empresa de TI que desenvolve sistemas web em BH.
Mas tenho família, minha noiva também é daqui e sempre sonhei em voltar definitivamente ao interior e estou em busca de algo que possa tocar.

Minha atual empresa está fechando por problemas causados por um de meus sócios.
Estou a procura de emprego para me capitalizar e investir em algo no interior. Já fiz alguns contatos, mas estou tentando ver se consigo algo para trabalhar home-office.

Eu li recentemente o livro do Pai Rico e fiquei tão entusiasmado, queria muito ter lido esse livro a 10 anos atrás.

Eu construí uma casa do zero no interior, desde a compra do lote, projeto até o acabamento final e passei por tanto problemas, mas me identifiquei muito com essa área de construção. O melhor de tudo que não devo 1 centavo.
Como sou empresário eu podia sempre vir a cidade e acompanhar de perto a obra sempre que dava, é essencial.

sfigs, a idéia de copiar a franquia é interessante. A taxa de franquia teoricamente me traria um treinamento focado na área, o know-how, algumas parcerias que eles tem com seguradoras que já garantem alguns serviços no início. Mas 30 mil pra isso, também estou achando muito caro Wink

Enfim, estou pensando bem o que fazer.
Minha área de TI no interior é bem fraco. Já tentei alguns contatos e visitas a empresas, mas é sempre alguém querendo sistema de graça ou pagar mixaria, não dão valor. Aqui é dominado por pequenas empresas que fazem sisteminhas simples e vendem baratinho ou mesmo dão gratuitamente em troca de um contrato de manutenção por ex. e por aí vai. As maiores empresas já utilizam sistemas grandes como SAP e RM.

Agradeço de coração a ajuda que estão me dando.
sfigs

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2012 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

mmelgaco escreveu:
sfigs e miro
obrigado pelas respostas.

Respondendo ao miro, estou buscando algo para trabalhar e dedicar.
Atualmente sou sócio de uma empresa de TI que desenvolve sistemas web em BH.
Mas tenho família, minha noiva também é daqui e sempre sonhei em voltar definitivamente ao interior e estou em busca de algo que possa tocar.

Minha atual empresa está fechando por problemas causados por um de meus sócios.
Estou a procura de emprego para me capitalizar e investir em algo no interior. Já fiz alguns contatos, mas estou tentando ver se consigo algo para trabalhar home-office.

Eu li recentemente o livro do Pai Rico e fiquei tão entusiasmado, queria muito ter lido esse livro a 10 anos atrás.

Eu construí uma casa do zero no interior, desde a compra do lote, projeto até o acabamento final e passei por tanto problemas, mas me identifiquei muito com essa área de construção. O melhor de tudo que não devo 1 centavo.
Como sou empresário eu podia sempre vir a cidade e acompanhar de perto a obra sempre que dava, é essencial.

sfigs, a idéia de copiar a franquia é interessante. A taxa de franquia teoricamente me traria um treinamento focado na área, o know-how, algumas parcerias que eles tem com seguradoras que já garantem alguns serviços no início. Mas 30 mil pra isso, também estou achando muito caro Wink

Enfim, estou pensando bem o que fazer.
Minha área de TI no interior é bem fraco. Já tentei alguns contatos e visitas a empresas, mas é sempre alguém querendo sistema de graça ou pagar mixaria, não dão valor. Aqui é dominado por pequenas empresas que fazem sisteminhas simples e vendem baratinho ou mesmo dão gratuitamente em troca de um contrato de manutenção por ex. e por aí vai. As maiores empresas já utilizam sistemas grandes como SAP e RM.

Agradeço de coração a ajuda que estão me dando.

Salve meu caro,

Pois seja bem vindo a educação financeira. Smile. Pois é, eu também sou de TI. Tenho empresa também. Mas ando diversificando meus investimentos. Tô bem no início ainda, hehe. Mas vou ver se no final do ano consigo ter ativamente a mesma renda que tenho com TI hoje em dia.

Então, sobre a questão de receber treinamento, eu acho que é muito interessante você fazer o seguinte: se quer know how, arranje emprego em uma franquia dessas. Em dois ou três meses você já sai sabendo tudo. Smile

[]'s!
rafaelyoga

MensagemEnviada: Dom Jul 21, 2013 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu ja tive franquia, e posso garantir que o grande problema, foi nao ter nenhum apoio da franqueadora, ou seja, você está entrando no Doutor Resolve que faz reparos, reformas e afins, para ser epecífico, coisas na área de construção, elétrica.
Se você nao conhece nada dessa área, e a franqueadora nao lhe der devido treinamento, como fará para executar os projetos quando um funcionário lhe deixar na mão? No inicio, você mesmo poderia executar o serviço ( se souber como fazer ), mas se nao souber? Perderá um cliente e o boca boca negativo se sabe como é né.
Então, verifique junto a outros franqueados, a atenção que a franqueadora dá. Como saida, pode começar algum curso tecnico na área também para se inteirar de tudo que sua empresa terá que fazer.
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 22, 2013 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente, o problema é mão de obra.

Ou a pessoa é muito boa, ou a pessoa baba na própria roupa.

Especificamente na área de construção, reparos, etc, falta muita mão de obra. Um pedreiro, hoje, na cidade de São Paulo, se for trabalhar por conta própria, está ganhando em torno de R$ 20 mil reais mês, e não tem tempo para lhe atender uma vez que falta mão de obra no mercado. Detalhe que os R$ 20 mil são líquidos uma vez que eles desconhecem o fisco.

A construção civil no país absorveu tudo o que é mão de obra nessa área, inflacionando o mercado de tal maneira que os preços estão absurdos.

Não quero te desanimar, mas:

1) O que faria um pedreiro, eletricista, ser seu funcionário no momento em que ele percebe que ganha mais trabalhando sozinho?
2) E o funcionário que chega na casa do cliente para fazer o serviço, e o próprio cliente pede coisas "a mais", e paga diretamente ao seu funcionário, uma vez que é mais barato?
3) O mercado paralelo em que seu funcionário trabalhará para você na manutenção, porém, atuará paralelamente na mesma manutenção, gerando uma concorrência bem desleal!

O grande aspecto é o ser humano. Não temos o controle, e pode-se quebrar por causa deles. Má vontade, concorrência, cagadas diversas, etc.

Boa sorte!
RAlves

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação

olha, a Dr resolve pode nao ser hoje uma grande empresa conhecida pr todos, mas pelo menos aqui na regiao e bem famosa.

Eu ja utilizei os servicos em uma reforma em casa (sao paulo), e foi excelente.

Indiquei para minha mae (em pernambuco) e o servico foi no mesmo padrao de excelencia.

E lha que mao de obra la e dificil!!!

Eles tem um sistema de capacitacao dos funcionarios muito bom. A sede é aqui em sao jose dos campos se nao me engano. A marca tem crescido muito.

No vale do paraiba eles ja estao em praticamente todas as cidades e sao bem conhecidos.
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, só tenho a lhe desejar boa sorte na empreitada!
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 12, 2013 2:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho um cliente franqueado desta empresa.

Não posso opinar sobre o operacional dela e aparentemente o diferencial de se tornar um franqueado é o sistema de formação de mão de obra deles que, salvo engano, se cham universidade da construção ...

Mais interessante do que a franquia em si, o que acho importante é avaliar o modelo de negócios que surgiu com este tipo de negócio.

O modelo consiste na contração do serviço com pagamento por hora, não se restringindo a construção, onde acredito que pequenos reparos possuem mais atrativos.

A demanda para isso surgiu com o aumento da renda do brasileiro e a existência crescente de domicílios que possuem moradores que preferem pagar do que tentar fazer algo por conta própria ou mesmo domicílios chefiados por mulheres que geralmente não estão aptas a colocar a mão na massa e fazer algo que pode ser simples como a troca de um chuveiro, por exemplo ...

Se você tiver conhecimento operacional, acho que vale mais a pena começar sua marca do zero, agregando outros serviços, como a contratação de faxineiras por hora, por exemplo...

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 15, 2013 8:06 am    Assunto: Responder com Citação

felipeno escreveu:
Tenho um cliente franqueado desta empresa.

Não posso opinar sobre o operacional dela e aparentemente o diferencial de se tornar um franqueado é o sistema de formação de mão de obra deles que, salvo engano, se cham universidade da construção ...

Mas continua aquele problema original ...

O que impede que o teu funcionário, depois de receber todo o treinamento, saia e vire seu concorrente ? Sad

Algum contrato "impedindo" isso ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 15, 2013 10:50 am    Assunto: Responder com Citação

Sim Zé, até agora não vi respostas às perguntas que fiz!

Por isso, repito, só tenho a desejar boa sorte!
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 16, 2013 7:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpe e Jean Colbert, não prestei atenção nesta pergunta.

Na minha opinião, este é um risco inerente a qualquer negócio que não possui barreira de entrada, vantagem competitiva clara nem necessita de capital massivo.

Se você monta uma empresa de software, criação de site, SEO ... Enfim, existentes inúmeros exemplos ...
O que impede um funcionário de "aprender" toda a dinâmica do negócio e virar seu concorrente? Nada!

Negócios de prestação de serviços, em especial, possuem este risco.

Mas por que tem gente que trabalha nestas empresas de serviço de poderiam abrir a sua própria, prestar os serviços por fora e contratar pessoas para fazer a parte que não dominam??

Na minha visão, é simples.
Nem todo mundo quer empreender.
Nem todo mundo é capaz de empreender.
Prestar um bom serviço não é atestado de capacidade para ser dono da empresa que presta esse serviço.

E o principal, na minha opinião, muita gente tem "cagacinho" (( Laughing )) de sair da segurança do emprego e do salário para ter o seu negócio ...

No mais, não acredito que haja nenhuma maneira legal de se resguardar.
É um risco do negócio e ponto.

felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 16, 2013 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Jean Colbert,

Em relação a sua pergunta DOIS ...

O modelo de negócios destas empresas não é por serviço prestado, é por HORAS de serviço.

Se o funcionário for até a casa de um cliente, prestar um serviço contratado por 3h, após este período o funcionário volta para a empresa ou da sequência na agenda organizada para aquele dia.

Acho mais fácil pensar nisso como uma empresa de consultoria.

O que impede que o consultor faça serviços "por fora" para a empresa que contratou a consultoria?
Nada!

Mas se for no período de trabalho daquele funcionário, ele vai ter que prestar contas do que estava fazendo ou estar presente na sede do seu empregador.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Empreendedorismo Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!