Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

NTN-B Principal 150515 continuação

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mapatd

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 2:18 pm    Assunto: NTN-B Principal 150515 continuação Responder com Citação

Resumimos diálogo recente para continuar o tópico NTN-B Principal 150515. Só 1 página estava disponível para consulta e o assunto segue interessante. Fazemos mais um post no final. Sds, Equipe MapaTD

general:
Desculpe ressuscitar o tópico mas é que comprei essa semana esse mesmo título a 4,76 + IPCA o que acham?
Atualmente não existem títulos acima de 12% a.a. isso é uma tendência acreditam?
Quais títulos recomendam?
Estou balanceando minha carteira em RF e quero apenas TD nessa área.

Playbr:
Comprei ano passado NTB por cerca de 6.4% + IPCA e outro préfixado por quase 13%. Hoje em dia estou achando as taxas extremamente baixas, não valendo a pena em relação ao CDB. Se eu soubesse que cairia tanto assim as taxas do TD, teria comprado mais ano passado, afinal estou tendo um lucro líquido de cerca de 1,2% ao mês.

Zé da Silva:
Caraca ! 6,4% + IPCA !?!?!?
É coisa hein ? bahhhhhh !!

Playbr:
Pois é. Hoje esses títulos me dão algo em torno de 1,2% ao mês (líquido). Porém infelizmente comprei pouco na época e agora as taxas são infinitamente menores.

robsp:
As taxas cairam muito, se o Brasil ficar com taxas semelhantes a outros paises mais desenvolvidos vamos ficar com taxas de 2 ou 3% + IPCA.
Invisto no Tesouso Direto faz um tempo, cheguei a comprar na crise de 2008 ntnb de 2015 com taxa de ipca+10% e de 2024 IPCA+8%. Tenho uns poucos títulos que comprei em 2005 de NTNC de 2021 com taxa de IGPM+8,3%. Acho que estas taxas dificilmente vou ter oportunidade de comprar novamente.
Estou aguardando alguma crise que pelo menos consiga comprar uns títulos de 2035 de IPCA + 6% para aposentadoria.

mapatd:
LFT é o título que pode te atender bem para manter esta estratégia. Vai rendendo sem risco de perder valor se as taxas subirem.
Há títulos que foram comprados acima de 10% + IPCA no pico da crise que hoje merecem revisão, pois apresentam taxas de 3% + IPCA ou menos. Convém avaliar a venda caso a caso.

general:
MapaTD não entendi sua explicação, como um título com valor fixo de 10% + IPCA pode render 3% + IPCA? Se a inflação é o índice atrelado ela não seria o motivo de corroê-lo, então o que seria?

mapatd:
General,
O valor fixo no caso de NTNB-Pr é o valor final, mas este também é corrigido pelo IPCA. A taxa não é fixa e é importante que o investidor acompanhe sua evolução.
Em 15.2.2012 o valor nominal de todas as NTNBs era 2.119,87. Esta quantia seria paga por uma NTNB que vencesse naquele dia. O valor de compra de uma NTNB-PR 2015 por exemplo era 1.839,78, portanto com um deságio de 280,09. Chegou-se ao valor 1.839,78 porque a taxa de juros oferecida naquele dia era 4,49%. Se a taxa fosse menor o valor para compra naquele dia (e também para venda) seria maior. Compensa vender quando a lucratividade de manter o título em carteira for menor do que a oferecida por outros títulos do mercado, mas é importante considerar IR, prazo compatível com estratégia de investimento, riscos dos títulos. Quando a troca de títulos for para permanecer na mesma família o "risco de título" é menor e tem-se uma arbitragem entre taxas e prazos.
Em outras palavras, a compra de um título a 10% + IPCA foi a um preço baixo. Se hoje este título está cotado a 3% + IPCA este preço já subiu bastante. O que renderá daqui pra frente é realmente 3% + IPCA.
O único valor literalmente fixo no Tesouro Direto é o valor final dos títulos LTN e NTN-F, e este valor é R$ 1.000,00.

general:
Entendi sua explicação MapaTD, obrigado! Porém o que quero entender é o seguinte, no vencimento o valor é sempre garantido correto? Essa sua análise vale para a liquidação antecipada do título, corrija-me se estiver enganado.

mapatd:
General,
Por nada, sigamos em frente.
Consideramos que esta análise é fundamental e que vale à pena revisar frequentemente a carteira de títulos.
Consideramos que a posse dos títulos comprados é o principal. Estes títulos têm um valor a cada dia, que fica conhecido por todos (todos dias pelos últimos 10 anos no Tesouro Direto), e segue a lógica do mercado de renda fixa, que é um mercado bastante estável (em função da política monetária, apesar de algumas turbulências, etc.). Não vemos vantagem em esperar 1, 2 ou 3 anos para liquidar um título cujo rendimento nestes anos futuros será baixo só porque está garantido receber certo valor lá na frente. Sugerimos, sim, avaliar cada caso (IR, outros títulos, etc.).

general:
Ah sim... Entendi a lógica agora, apesar de ser fixo e garantido devemos sempre analisar o rendimento de outros títulos ou aplicações, sem dúvida. Quanto mais aprendo, mais vejo que tenho o que aprender, apesar de investir no TD sou bem leigo no assunto, muito obrigado pela atenção de sua equipe MapaTD! Smile
Vou buscar algum material de estudo sobre o assunto que me interessa bastante.

mapatd:
Mais um exemplo, no vencimento da NTN-F 010113 o investidor receberá R$ 1.000,00 por título, mas pode vendê-lo hoje por R$ 1.029,45.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2012 4:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigos, façam lá no outro post mesmo, farei a correção do problema que fez com que ficasse travado na primeira página.

Fica mais fácil centralizar tudo lá. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2012 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

Está arrumado. Smile

Você pode dar continuidade ao assunto lá mesmo. Wink

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!