Olá pessoal,
Há algum tempo venho acompanhando o fórum, sempre repleto de ideias e opiniões inspiradoras. Das discussões que acompanhei pude aprender bastante coisa e amadurecer um pouco mais uma ideia que tenho.
Hoje trabalho como assalariado mas me imagino em algum tempo me tornar um investidor.
Apesar de já ter pesquisado diversos tipos de investimentos acabo sempre tendo mais simpatia com os imóveis.
O plano
Busco resultados mais consistentes somente no médio/
longo prazo, até lá o principal é que a estratégia se sustente.
O capital que tenho é de R$ 100 mil.
A ideia básica é comprar e vender imóveis, comprar barato e vender a valor de mercado ou um pouco menos para aumentar a liquidez.
Como comprar barato?
- Leilões judiciais/extrajudiciais
- Garimpagem
Sobre
leilões venho pesquisando há um bom tempo, acompanhei vários e estou tentando desvendar como tudo isso funciona. Parece que funciona sim, mas demanda muita
pesquisa para escolher bons imóveis e
tempo de espera até o processo se desenrolar.
Sobre garimpar imóveis é questão de ter dinheiro em mãos e de ir atrás de boas oportunidades. Não no jornal nem em imobiliárias, mas no mundo real.
Visitar 100 imóveis para que talvez
1 valha realmente a pena. Oferecer o dinheiro à vista, pedir desconto.
O começo
O primeiro passo seria encontrar imóveis no leilão da caixa e financiar o máximo possível, dando a menor entrada possível. Um, dois ou até três imóveis (para financiar em meu nome, no da minha mãe e do meu irmão). Com o dinheiro que sobrar, separo uma parte para garantir o pagamento das prestações.
Segundo passo
Enquanto corro atrás de desocupar e tomar a posse dos imóveis (o que estimo demorar 1 ano) começo o processo de garimpagem. Digamos que dos 100k iniciais eu tenha agora 40k. No caso de eu encontrar uma "pérola" (imóvel barato e de alta liquidez) posso usar parte do dinheiro para comprar uma carta de consórcio contemplada, buscando um processo de alavancagem, e ainda garantindo o dinheiro das prestações.