Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Novo no forum : Dúvida Iphone a vista ou parcelado?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
tieta

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 4:42 pm    Assunto: Novo no forum : Dúvida Iphone a vista ou parcelado? Responder com Citação

Boa tarde Zé e pessoal do fórum, venho lendo o fórum já faz 6 meses, porém como sou bem novato no quesito de finanças e educação financeira,investimentos e etc, não participava dos fórum, apenas aprendia muito lendo os comentários.

Porém agora estou em dúvida, que é a seguinte:

Sou músico,tenho 23 anos e como todo músico comum, não esbanjo dinheiro, não gravo clipes em iates de luxo, com deusas gregas tomando bebidas caras e etc, muito pelo contrário, dou duro o dia todo para gravar, dar aulas e ganho um salário comum até ordinário rsrsrs.

Eu consigo guardar por mês 500 reais da minha renda, faço isso tem 4 meses, pois acabei de pagar uma guitarra no preço de 8k e por isso não conseguia guarda nada, ou apenas 100 200 reais no máximo.

Após a finalização das parcelas citada acima, entrei em um consórcio para trocar meu carro, que é de 2001.Fiz o consórcio por ter um cunhado que vende isso e conseguiu me por em um grupo já em andamento , onde o valor dos lances eram abaixo de 30% do total da carta(31k). Pago agora 550 reais mensais nesse consórcio, e não tenho pressa em dar lance,ou adquirir a carta ainda esse ano, pois tenho um carro e uma moto para andar, estou esperando baixar mais ainda o lance para vender meu carro no particular e dar o lance e faturar a carta me sobrando um pouco do dinheiro do meu carro para guardar.Porém agora entra minha dúvida.

Sempre tive vontade de ter um iphone, isso seria um luxo que me daria de presente de aniversário, e a dúvida é, tendo o dinheiro para comprar o iphone na poupança, é melhor comprá-lo a vista(1.8k) ou parcelar essa compra e me apertar um pouco(por ter duas prestações 520 do consórcio + 180 do iphone) e manter o dinheiro na poupança caso precise dele para qualquer eventualidade(talvez pagar a documentação do carro novo,emplacamento se for 0km essas coisas sem me apertar).

Vale lembrar que no iphone, parcelando ou comprando a vista o preço é o mesmo, o que me preocupo é , se comprar parcelado, posso me apertar em alguns meses do ano já que vida de músico é igual de vendedor, um mês tira uma boa quantia, no outro não tira nada.

Minha renda se resume em 2k por mês , como disse acima as vezes tiro 4k e as vezes não tiro nada, claro tenho um fixo, mas não muito expressivo.

O que acham , devo parcelar o iphone e me apertar porém ter uma grana pra eventualidades guardada na poupança, devo usar o dinheiro da poupança para pagar as parcelas , ao invés de paga tudo a vista, sendo assim continuo com um dinheiro(que vai subtraindo) caso ocorra algo. Ou pago a vista, não me aperto e volto a juntar dinheiro para poupança?

Obrigado pessoal , e desculpe se o local de postagem não é o correto, ou se o texto está confuso e muito comprido,.
Marcelodn
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

"isso seria um luxo que me daria de presente de aniversário"

Cada um tem a sua opnião mas na minha para quem busca idenpencia financeira, tem que se pensar muito antes de comprar algo por luxo própio.

Acredito muito na simplificação.

E depende se o iphone te dara um ganho REALMENTE?

Se for parcelado sem juros, para mim o mais logico e parcelado, sem acabar com a poupança.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 6:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa você já está cheio de dívidas e não consegue guardar dinheiro, mesmo assim quer comprar um iPhone? Nem consigo te recomendar nada, isso é um fórum de educação financeira e não de falta de educação financeira.
O correto seria ter rendimentos passivos (que não modifica seus investimentos) que rendessem o suficiente para comprar os seus "luxos" sem te atolar em mais dívidas, diluir a poupança pra comprar um iPhone é um completo absurdo. Confused
Se o valor dos juros parcelado for superior ao rendimento da poupança então use a compra a vista, caso contrário parcele, mesmo assim é totalmente errado essa forma de pensar do que ensinamos e aprendemos por aqui.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação

pois é amigo, ninguem ta querendo te dar lição ou te crucificar mas tendo uma renda de 2k e querendo comprar um iphone de 1.8k talvez não seja a melhor opção.

acho que da pra continuar tendo ele como sonho de consumo, pra comprar mais tarde com os lucros dos seus investimento, pois como dizem "luxo se compra com o lucro e não com o principal".
tieta

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 2:46 am    Assunto: Responder com Citação

Entendi o ponto de vista de cada, me fizeram abrir os olhos e pensar melhor sobre o iphone, posso ter um celular mais barato e que tenha o que preciso, no meu ramo a internet nas mãos, ou vários aplicativos somam muito, como por exemplo um afinador de instrumento no celular, ou então um aplicativo que me mostre a letra da música, ou até mesmo o nome da música que o aluno queira, mas acredito que se procurar não é só o iphone que tem.

Quanto a questão está cheio de dívidas, não me via desse jeito, eu estou apenas com o consórcio, e o via mais como um "investimento" a um médio prazo("investimento" com apas pois tem um juros de 2mil, porém posso esperar mais algum tempo e dar um lance menor do que o valor de venda do meu carro atual por ter um parente que conseguiu me por realmente num bom grupo), pois realmente não vou poder ficar com meu Palio 2001 por muito mais tempo, logo vai chegar aos 100mil km e vou ter que dar retífica no motor e outras coisas, e ai começa os gastos, que já fiz a contas por cima e dá algo em torno de 3k.

A dívida vira do Iphone, ai sim seria dívida, pois pagaria uma parcela por uma coisa que iria somar no meu dia a dia mas não multiplicar, como é feito o preço desse smartphone hehehehe..

Mas estou de ouvidos e mente aberta a todos os que venham em aconselhar, como disse, nunca tive o hábito de me ligar em finanças ou educação financeira, isso pode ser hábito meu, ou vim de família, não sei, mas acho que ninguém nasce sabendo, como eu sempre digo, estou aprendendo a cada dia mais
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 8:32 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo Tieta ! Smile

Eu fiquei com uma dúvida ... você falou que agora consegue guardar R$ 500 de sua renda, correto ? Em seguida falou que entrou em um consórcio onde a parcela mensal é de ... R$ 500 ...

A dúvida é: são os mesmos R$ 500 ? Pois se for você infelizmente não está conseguindo guardar nada ... Sad

Uma das coisas que tento manter sempre como base aqui no Clube é a franqueza, ok ? Se você deve comprar o iPhone à vista ou à prazo ? Nenhum dos dois ...

Infelizmente a sua renda não é "suficiente" para comprar um aparelho de telefone que custa praticamente um mês inteiro de trabalho !! Dê uma repensada ...

A dica mesmo é que você crie um ativo que gere a grana necessária para comprar esse luxo. Wink

Não deixe de tirar a dúvida do consórcio X dinheiro guardado, ok ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 10:22 am    Assunto: Responder com Citação

Tieta talvez esse meu artigo te ajude a abrir os olhos sobre o Consórcio:
http://generalinvestidor.blogspot.com.br/2012/03/aplicando-para-aquisicao-de-bens.html

Também tenho Consórcio mas o correto é encarar como dívida, ainda mais sendo de um carro que será outro passivo (nas finanças o que não gera renda é passivo, diferente da contabilidade). Ele vai fazer você gastar bem mais pelo contrário.
Tudo isso que falou sobre a aquisição do iPhone você sabe que está se iludindo, tenho amigos músicos e que não utilizam nada disso, tem partitura na internet, existe metrônomo para marcar o tempo, afinadores milhares fora que um bom músico afina de ouvido e música qualquer celular hoje em dia toca até um de 80 reais.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
tieta

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia pessoal, então Zé eu guardo esses 500 mesmo pagando o consórcio.
Em relação ao guardar dinheiro ao invés do consórcio, eu pensei nisso antes de entrar e me deu o seguinte, vamos supor que eu guarde então em uma poupança os 500 reais do consórcio.Ao final dos 5 anos eu teria a grana e mais aproximadamente 5k e a venda do carro Cool . Seria muito melhor, o problema é que daqui 5 anos meu carro vai estar mais desvalorizado do que já esta, eu iria ter que fazer a retífica de motor(3k)pois meu carro está com 80mil km então, no fim essas despesas e desvalorização abateria bem meu lucro. Como eu disse eu não preciso do carro pra "ontem" mas preciso dele pra nó máximo até julho ou agosto de 2013.

É realmente pensando como o General disse, então vira uma dívida.
Em relação aos aplicativos que citei, concerteza qualquer músico afina um instrumento de ouvido,tocar um instrumento é muito mais simples do que se parece, afinar também é. Porém a facilidade de ter um afinador digital em mãos por um simples celular é um conforto e até uma forma de ganhar praticidade.
Ví seu blog sobre o consórcio, parabéns pelo blog,muito interessante. A partir de hoje ganhou mais um leitor.

Bom, já desisti do iphone, acho que só uma pessoa com cabeça pequena não acataria aos argumentos dados por todos aqui. Claro que já tinha alguns desses argumentos passado na minha cabeça, como que o iphone custa meu salário de um mês inteiro.Porém como disse, estou mudando agora minha posição de péssimo consumista.Eu só consegui montar um colchão de segurança porque lí muito sobre isso no site e no fórum aqui, e aproveitei o mês gordo de carnaval para fazer, então em 1 mês eu consegui montar um colchão que daria 6 meses de desemprego.

Até a leitura do fórum eu usava esse dinheiro do carnaval pra comprar coisas eletrônicas, ou então para viajar no fim de ano,

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!