Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Consorcio Imobiliario como Investimento?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
wander_luiz

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 10:45 am    Assunto: Consorcio Imobiliario como Investimento? Responder com Citação

Ola galera, tenho 23 anos e estou entrando neste mercado de investimentos com um simples objetivo: Obter tranqüilidade financeira!
Este meu objetivo e não tenho pressa para realizar, posso esperar 10 anos.
Resumindo sobre meus conhecimentos: Sou extremamente leigo quando se trata de investimentos, mas me considero extremamente inteligente ao se tratar de Matemática financeira.
E a alguns dias que comecei a idealizar a idéia de construir um patrimônio que por si próprio gere renda para a minha tranqüilidade.
A alguns dias vim pesquisando sobre o Investimento baseado em consórcios, e cheguei a uma conclusão: Consórcios são bons quando se trata de usa-los para a finalidade a que são criados: COMPRAR ALGO.
Gostaria também de deixar claro que minha intenção aqui não é de influenciar ninguém, simplesmente sou leigo no assunto e posso estar completamente enganado, ou também posso estar esquecendo de algo.
Vim aqui somente para saber se estou certo ao que digo.

Dados que obtive:

Baseado no blog investindo em consórcio obtive o calculo de venda de um consorcio contemplado que após verificar bastante acredito que realmente seja este o calculo base usado para calcular a venda de um consórcio, claro vale também a oferta/procura, mas o calculo é este:
Valor da venda = (valor do crédito/2 + Prestações pagas)/2

Vamos aos cálculos:

Um consorcio imobiliário Itaú de R$100.000,00
195 parcelas de R$ 850,68
Não pesquisei mas devem ser em torno de 900 participantes.

Fiz um exemplo básico, mas com um consorcio real, esta no site do Itaú.
Não fiz a correção que há em 1 ano pelo INCC.
Não simulei nenhum lance, fui somente pelo sorteio.

Sempre cálculos aproximados pessoal:

Simulando a contemplação no 1º mês (0,5% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$24.500,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais (até agora somente 1 vez) fossem aplicados a juros COMPOSTOS (mas foi só uma vez) de 3000% a.m.

Simulando a contemplação no 4º mês (2,1% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$23.300,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 4 meses a juros COMPOSTOS de 100% a.m.

Simulando a contemplação no 16º mês (8,2% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$18.200,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 16 meses a juros COMPOSTOS de 10% a.m.

Simulando a contemplação no 22º mês (11,3% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$15.600,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 22 meses a juros COMPOSTOS de 5% a.m.

Simulando a contemplação no 28º mês (14,4% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$13.100,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 28 meses a juros COMPOSTOS de 3% a.m.

Vimos agora que se passou apenas 6 meses, pulou de 5% a.m. para 3% a.m.

Simulando a contemplação no 32º mês (16,4% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$11.400,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 32 meses a juros COMPOSTOS de 2% a.m.

Simulando a contemplação no 40º mês (20,5% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$8.000,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 40 meses a juros COMPOSTOS de 1% a.m.

Simulando a contemplação no 45º mês (23,1% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$5.900,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 45 meses a juros COMPOSTOS de 0,6% a.m.

Se não me engano o juro da poupança é aproximadamente 0,6% a.m.

Então aplicando R$850,68 todos os meses, em 45 meses na poupança teríamos ~ R$44.070,00
E se fossemos pagando o consorcio teríamos acumulado R$ 38.280,60, e digamos que fazendo a formula que vi no blog venderíamos por R$44.140,30, ou seja, praticamente o mesmo que tivéssemos aplicado na poupança, mas mesmo assim a poupança é incrivelmente melhor porque temos altíssima liquidez, não dependemos de vender essa cota ainda.

Simulando a contemplação no 59º mês (30,3% do prazo do consorcio):
Estaríamos praticamente empatando, ou seja, se tivéssemos ao decorrer destes 59 meses depositado o dinheiro em baixo do colchão sem rendimento algum estaríamos empatados agora.

A partir deste ponto não preciso mais simular, todos sabem o que aconteceria: DESVALORIZAÇÃO. (acredito ser esta a palavra certa)rsrsrs.

Ao primeiro momento acreditei ser um bom negócio, mas quando fiz estes cálculos me decepcionei, mas gostaria que alguém que investe nisso me mostrasse que vale a pena, ai sim eu seria um investidor em consórcios.

Desculpem pelo texto longo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
octavio

MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2012 4:38 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito que a sua conclusão esteja correta, por considerar que o consórcio possui uma expectativa de lucro abaixo da poupança (inclusive com grande probabilidade de prejuízo), mesmo na situação que você propos (de fazer revenda de cartas contempladas). Ou seja, realmente consórcio imobiliário é um mal negócio sob qualquer aspecto.

No entando, existem ainda dois fatores importantes desconsiderados, o fator inflacionário da correção pelo INCC, que é bastante significativo e entra como os juros do consórcio (aqui ele tende a perder para o financiamento pelo SFH que corrige pela TR). e outro fator importante: a carta pode não ser vendida no momento da contemplação. Ou seja, inevitavelmente a situação do consórcio é ainda pior como investimento.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!