Ola galera, tenho 23 anos e estou entrando neste mercado de investimentos com um simples objetivo: Obter tranqüilidade financeira!
Este meu objetivo e não tenho pressa para realizar, posso esperar 10 anos.
Resumindo sobre meus conhecimentos: Sou extremamente leigo quando se trata de investimentos, mas me considero extremamente inteligente ao se tratar de Matemática financeira.
E a alguns dias que comecei a idealizar a idéia de construir um patrimônio que por si próprio gere renda para a minha tranqüilidade.
A alguns dias vim pesquisando sobre o Investimento baseado em consórcios, e cheguei a uma conclusão: Consórcios são bons quando se trata de usa-los para a finalidade a que são criados: COMPRAR ALGO.
Gostaria também de deixar claro que minha intenção aqui não é de influenciar ninguém, simplesmente sou leigo no assunto e posso estar completamente enganado, ou também posso estar esquecendo de algo.
Vim aqui somente para saber se estou certo ao que digo.
Dados que obtive:
Baseado no blog investindo em consórcio obtive o calculo de venda de um consorcio contemplado que após verificar bastante acredito que realmente seja este o calculo base usado para calcular a venda de um consórcio, claro vale também a oferta/procura, mas o calculo é este:
Valor da venda = (valor do crédito/2 + Prestações pagas)/2
Vamos aos cálculos:
Um consorcio imobiliário Itaú de R$100.000,00
195 parcelas de R$ 850,68
Não pesquisei mas devem ser em torno de 900 participantes.
Fiz um exemplo básico, mas com um consorcio real, esta no site do Itaú.
Não fiz a correção que há em 1 ano pelo INCC.
Não simulei nenhum lance, fui somente pelo sorteio.
Sempre cálculos aproximados pessoal:
Simulando a contemplação no 1º mês (0,5% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$24.500,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais (até agora somente 1 vez) fossem aplicados a juros COMPOSTOS (mas foi só uma vez) de 3000% a.m.
Simulando a contemplação no 4º mês (2,1% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$23.300,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 4 meses a juros COMPOSTOS de 100% a.m.
Simulando a contemplação no 16º mês (8,2% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$18.200,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 16 meses a juros COMPOSTOS de 10% a.m.
Simulando a contemplação no 22º mês (11,3% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$15.600,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 22 meses a juros COMPOSTOS de 5% a.m.
Simulando a contemplação no 28º mês (14,4% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$13.100,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 28 meses a juros COMPOSTOS de 3% a.m.
Vimos agora que se passou apenas 6 meses, pulou de 5% a.m. para 3% a.m.
Simulando a contemplação no 32º mês (16,4% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$11.400,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 32 meses a juros COMPOSTOS de 2% a.m.
Simulando a contemplação no 40º mês (20,5% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$8.000,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 40 meses a juros COMPOSTOS de 1% a.m.
Simulando a contemplação no 45º mês (23,1% do prazo do consorcio):
Teríamos um lucro aproximado de R$5.900,00, ou seja: como se os R$850,68 mensais fossem aplicados estes 45 meses a juros COMPOSTOS de 0,6% a.m.
Se não me engano o juro da poupança é aproximadamente 0,6% a.m.
Então aplicando R$850,68 todos os meses, em 45 meses na poupança teríamos ~ R$44.070,00
E se fossemos pagando o consorcio teríamos acumulado R$ 38.280,60, e digamos que fazendo a formula que vi no blog venderíamos por R$44.140,30, ou seja, praticamente o mesmo que tivéssemos aplicado na poupança, mas mesmo assim a poupança é incrivelmente melhor porque temos altíssima liquidez, não dependemos de vender essa cota ainda.
Simulando a contemplação no 59º mês (30,3% do prazo do consorcio):
Estaríamos praticamente empatando, ou seja, se tivéssemos ao decorrer destes 59 meses depositado o dinheiro em baixo do colchão sem rendimento algum estaríamos empatados agora.
A partir deste ponto não preciso mais simular, todos sabem o que aconteceria: DESVALORIZAÇÃO. (acredito ser esta a palavra certa)rsrsrs.
Ao primeiro momento acreditei ser um bom negócio, mas quando fiz estes cálculos me decepcionei, mas gostaria que alguém que investe nisso me mostrasse que vale a pena, ai sim eu seria um investidor em consórcios.
Desculpem pelo texto longo.