Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Fundo de Investimento em Novas Empresas de Tecnologia-AJUDA

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Nato

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2012 3:57 pm    Assunto: Fundo de Investimento em Novas Empresas de Tecnologia-AJUDA Responder com Citação

Oi pessoal,

Faz um tempo que eu matuto uma coisa. Hoje estou vindo aqui para compartilhar essa ideia com vocês e gostaria de ouvir suas críticas para me ajudar a pensar.

Eu gostaria de criar um Fundo de Investimentos em Novas Empresas de Tecnologia.

Como todos devem imaginar seriam investimentos com alto risco e com grandes possibilidades de altos retornos. O investimento seria de médio prazo (com maturação média entre 1 e 5 anos).

Faz tempo que venho observando a falta de capital semente para empresas de tecnologia. Há gente em nossas universidades fervilhando de ideias que dariam altos lucros se postos em prática como negócios, mas sem acesso a capital. Capazes de dar em média 25% de retorno ao ano (com grande variação tanto para baixo quanto para cima).

Por outro lado tem muito capital aí suando para não perder com a inflação com retornos em torno de 6,5% ao ano ou com retornos reais (descontada a inflação) de 1%; 2%; 3% ao ano.

OK. Mas como este fundo funcionaria? Seria da seguinte forma. Na ideia original as pessoas colocariam dinheiro neste fundo e o fundo receberia propostas e buscaria nas universidades e incubadoras de empresas oportunidades de investimento como capital semente. Os próprios investidores poderiam buscar possibilidades de investimento e levar para o conselho do grupo para análise e avaliação. Cada negócio teria um COACH, alguém capaz de dar valiosas e gratuitas consultorias financeiras que seriam os próprios investidores do fundo. E que, no fim, seria a ligação entre o fundo e a empresa.

Ah, mas eu não quero ter trabalho, quero apenas que o meu dinheiro trabalhe para mim. OK, neste caso podemos pensar em um fundo com duas categorias de cotistas, uma que apenas coloca o dinheiro e outra que participa ativamente da gestão de sua carteira final.

Na prática também seria mais uma opção de diversificação de carteiras pessoais de investimento. Ao invés de você ter seus ativos em dívida do governo, commodities, ou empresas tradicionais baseadas em commodities (petróleo, minério de ferro, capital financeiro, etc); você poderia ter parte de sua carteira fundada em ativos de empresas de tecnologia atuantes em setores de redes sociais, criação de jogos eletrônicos, balanças de precisão, programas de computador, energia solar, varejo criativo, etc.

Enfim. Agora gostaria de ouvir a opinião de vocês. Quais são as boas sacadas e quais são os furos da ideia? O que vocês sugeririam a fazer?

Obs: Não entrei em detalhes de se teria ou não taxa de administração e de quanto seria esta, pois ainda não faço ideia dos custos relacionados e da legislação aplicável. Também não entrei em detalhes de aporte mínimo/máximo, pq ainda não pensei sobre isto. Mas quero ouvir opiniões sobre o que já postei. E, se alguém possuir informações sobre este tópico, também gostaria de ouvir.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2012 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse tipo de empresa conheço pelo nome de Private Equity, empresas que gerenciam fundos para comprar empresas inteiras, seria essa a ideia? Ou uma patrocinadora de startups?

O problema é que nunca vi um dados de fundos focados em empresas de tecnologia que se deu bem no longo prazo, esse será o maior desafio, convencer investidores a entrar nele sem dados confiáveis de iniciativas semelhantes com sucesso. Se souber de algum compartilhe conosco Very Happy

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2012 1:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente este mercado ,o de tecnologia, é bem sensível, o próprio Facebook já perdeu mais de metade de seu valor de mercado desde a IPO.

Mas gostei do diferencial dos cotistas participarem ativamente no gerenciamento das empresas investidas por ele.
Com um bom grupo de cotistas, com pessoas experiente não só em negócios, mas em tecnologia também, é possível ter um bom retorno médio prolongado.
Possivelmente um retorno no longo prazo seria alimentado por novas empresas sendo compradas, crescendo, dando lucro e então estagnando.

Nato, qual teu nível de aproximação com as universidades?
Porque para este fundo dar certo ele terá que ficar o tempo todo buscando novas empresas para investir, elas que seriam o combustível deste fundo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Nato

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2012 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação

general escreveu:
Esse tipo de empresa conheço pelo nome de Private Equity, empresas que gerenciam fundos para comprar empresas inteiras, seria essa a ideia? Ou uma patrocinadora de startups?

Oi General,

Obrigado por responder.
Sim seria parecido com o Private Equity, mais parecido ainda com o Venture Capital - Mas como o diferencial de investimentos em empresas nascentes de tecnologia com produtos com grande carga de inovação tecnológica.

Poderia dar quase todo capital para a empresa ou apenas uma pequena parte dele. Mas o conceito envolve tornar-se sócio das pessoas com as ideias. De certa forma seria uma formadora de startups (no sentido abrangente do termo).

Citação:
O problema é que nunca vi um dados de fundos focados em empresas de tecnologia que se deu bem no longo prazo, esse será o maior desafio, convencer investidores a entrar nele sem dados confiáveis de iniciativas semelhantes com sucesso. Se souber de algum compartilhe conosco Very Happy

Também não conheço. Sei que existem vários fundos, principalmente nos EUA. Há gente que faz muito dinheiro com isto. Mas histórico relevante com números, balanços, etc eu também nunca vi. Nem de fundos que deram certo, nem de fundos que deram errado.

O fato é que pode dar certo, pode dar muito certo. Entretanto o risco é sempre alto. Mas risco no sentido amplo, pode ir como o esperado, pode ir muito abaixo do esperado, mas TAMBÉM pode ir MUITO acima do esperado.

Entretanto continuo pesquisando o tema, encontrando mais dados eu os compartilho aqui.

O que venho pesquisando com bastante consistência é a história das empresas baseadas em tecnologia. Somando os prejuízos das que deram errado com o lucro das que deram certo o retorno é muito bom. Ou seja, se o fundo conseguisse ter os acertos e erros MÉDIOS do mercado, ele teria um retorno MUITO bom.

Citação:
Realmente este mercado ,o de tecnologia, é bem sensível, o próprio Facebook já perdeu mais de metade de seu valor de mercado desde a IPO.

Oi Akenaton,

Obrigado por responder.

Sim é verdade, é um mercado sensível e arriscado, mas cheio de oportunidades (oceanos azuis).
O valor das ações do Facebook caiu muito desde o IPO porque estavam sobrevalorizadas. Como o fundo não compraria ações de empresas de tecnologia na bolsa essa analogia não é a mais apropriada. Agora imagine os custos totais para a criação do Facebook, os lucros relacionados e o retorno médio para aqueles que investiram na empresa desde seu início.

Citação:
Mas gostei do diferencial dos cotistas participarem ativamente no gerenciamento das empresas investidas por ele.
Com um bom grupo de cotistas, com pessoas experiente não só em negócios, mas em tecnologia também, é possível ter um bom retorno médio prolongado.
Possivelmente um retorno no longo prazo seria alimentado por novas empresas sendo compradas, crescendo, dando lucro e então estagnando.

Exatamente.

Citação:
Nato, qual teu nível de aproximação com as universidades?
Porque para este fundo dar certo ele terá que ficar o tempo todo buscando novas empresas para investir, elas que seriam o combustível deste fundo.

É verdade.

Meu nível de aproximação com faculdades é o seguinte.
Tenho duas graduações uma em administração de empresas com ênfase em empreendedorismo e uma em administração governamental. Uma das instituições em que eu estudei é a melhor universidade privada do país segundo o guia do estudante, a outra é a melhor faculdade de Minas Gerais e a sexta melhor do Brasil (incluindo públicas e privadas) segundo o ranking do MEC; meu pai é engenheiro, professor universitário no curso de telecomunicações; minha namorada é também engenheira e tenho amigos em vários cursos, alguns são professores universitários.

Já estagiei em um Centro Tecnológico do Governo (na parte de gestão) e hoje sou funcionário público concursado (em uma área não diretamente ligada a tecnologia).

Se eu conseguir todas as informações que eu preciso e montar este Fundo, a gestão dele se tornaria meu emprego em tempo integral. É por isto que eu ainda pretendo estudar muito o assunto e receber todas as críticas possíveis antes de implementar a ideia.

---

Por isto, continuem mandando suas opiniões e críticas.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2012 12:06 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Nato,
Boa Noite.

Gostei dos teus contatos com professores universitários, acredito que seriam eles que indicariam os alunos com boas idéias.

É verdade que os custos para iniciar uma empresa de tecnologia são baixos, basicamente infraestrutura , que poderia ser reaproveitada para uma outra empresa que o fundo estaria investindo.

Com um bom grupo de cotistas e bons contatos com universidades, acredito que este fundo conseguiria um bom rendimento médio.

ABC
Nato

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2012 3:00 am    Assunto: Responder com Citação

Eu queria discutir este ponto também:

Citação:
Convencer investidores a entrar nele sem dados confiáveis de iniciativas semelhantes com sucesso

Não acredito que convencer seja algo difícil. O problema é que convencer não é o bastante. Acho que todos nós já tivemos experiências em que compramos algo, porque fomos convencidos, e depois não gostamos do que levamos para casa.

O que eu gostaria é de ter uma forma de tornar transparente o processo para que alguém que entrasse no fundo soubesse exatamente os possíveis problemas e as possíveis oportunidades apresentadas.

Ou seja, mostrar que se trata de uma alternativa de investimentos de alto risco, mas com imensas potencialidades de lucros; explicar que, assim como investimento em bolsa de valores, não é algo para se investir todo o seu capital; entretanto demonstrar que, apesar do risco, também não se trata de uma loteria, trata-se de alocação de recursos em inovações que trarão lucro ao atrair clientes que se beneficiarão pelo valor adicional agregado.

O que eu pensei para isto foi (1) a participação direta dos cotistas no processo de seleção dos projetos a serem investidos - como já mencionei -; e (2) o envio de relatórios gerenciais (financeiros e de marketing) periódicos (talvez trimestrais). Isto além de tudo aquilo que for exigível legalmente.

Mas haveria algo mais que deveria ser feito para esclarecer e trazer confiabilidade ao investidor?
Júnior Harper

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2012 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Nato,

Já vi pessoas formarem grupos desta forma em São Paulo, até já tive duas reuniões com um "grupo" que age de forma bem parecida, escolhendo os projetos que investirão o capital ou não, mas neste caso, não era algo segmentado como a sua iniciativa focada somente em Start- Ups de tecnologia.

A sua iniciativa me lembra a VentureOne, criada pelo Andre Diamand, que investe basicamente em Start Ups de tecnologia.

Aqui no Brasil existem pouquíssimas iniciativas assim, existem alguns investidores anjo, porém não é um movimento muito organizado ainda, o Venture Capital por aqui ainda é muito difícil. Mesmo o seu projeto sendo bom, muitos investidores não investem por não terem muita experiência com esta modalidade de investimento ou por já ter tido experiências ruins com outras Start-Ups que selecionaram mal, como foi afirmado aqui no tópico: Comprou, levou pra casa e se arrependeu.

Já vi isso acontecer, muitas vezes eles valorizam muito mais algo que já possui uma "demo" e é baseado em um modelo de negócios bem-sucedido em outros países do que uma ideia inovadora que possui demanda e tem grandes chances de dar certo, por se basearem em dados de outras empresas ao invés de arriscar algo novo.

Nos últimos dias, conversei com um investidor que colocou R$700.000,00 em uma Start-Up de compras coletivas que por sua vez, mesmo depois de 7 meses no mercado, com visibilidade na TV, Jornais e internet está amargando um prejuízo enorme, por não possuir demanda.

Neste caso, houve exatamente o que eu descrevi acima, o investidor anjo se baseou em um modelo de negócios bem-sucedido lá fora, negligenciando o mercado e cenário que encaramos aqui no momento, existem centenas de sites de compras coletivas ativos no momento aqui no Brasil. Quem lidera é o Groupon ( iniciativa que também contou com Venture Capital, nos seus primeiros meses nos EUA antes de virar esta gigante multi-nacional que conhecemos) , seguido pelo Peixe Urbano e ClickOn. Desta forma acreditou que teria a mesma rentabilidade, porém não foi o que houve. Hoje em dia, este mesmo investidor está quase abandonando esta modalidade de investimento, devido esta péssima experiência.

Ando pesquisando muito também, sobre esta modalidade de investimento, porque desenvolvi uma Start-Up com dois amigos (Uma rede social para gamers), que mesmo com um plano de negócios bem estruturado e baixo custo, está estagnada no momento, por falta de capital, isso tem feito com que eu tenha conhecido todo tipo de investidor e empresas incubadoras, venture capital e cia em busca deste capital para lançar o nosso projeto.

Posso lhe afirmar com certeza absoluta, esse segmento de investimento, principalmente, em start-ups de tecnologia tem muita demanda e está crescendo cada vez mais aqui no Brasil, porém, ainda existe uma demanda muito maior do que a oferta.

Caso queira contatos de outros investidores ou eu possa ajudar com mais alguma informação, é só me adicionar no Skype que conversamos.

Parabéns pela iniciativa e boa sorte! Very Happy

E-mail: sac@greeng.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 7:53 am    Assunto: Responder com Citação

Ótima resposta Júnior Harper ! Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Júnior Harper

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2012 3:46 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Ótima resposta Júnior Harper ! Very Happy

Pois, é Zé! Lastimável, mas é uma verdade! Não vejo a hora de ter capital para bancar as idéias boas de verdade que nascem aqui no Brasil, vejo algumas pessoas com boas idéias que teriam um futuro muito interessante, que muitas vezes não estão conseguindo capital, porque aqui os investidores ainda buscam mais do mesmo.

Cara, se eu te contar as barbaridades que eu fiquei sabendo que estão investindo nessa semana... vish! Tem meliante copiando até o Instagram descaradamente e conseguindo aporte! Chega a ser ridículo!

Hahahahahahahahahahaha! Lastimável!

#FACEPALM

E-mail: sac@greeng.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Yahoo Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2012 4:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Querendo ou não esse é um dos problemas dos negócios web ... nada impede que a tua ideia seja literalmente copiada ...

A única coisa que mudaria - neste caso - seria a cara ... (ou não ...)

Sad
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
marcosvinicius
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo que já li geralmente investem em startups, eles analisam umas mil empresa e investem em 2 a 5 empresas.
Saber analisar ai meu irmão é o mais complexo, acho que você deveria comprar livros de fora para amadurecer esta ideia.
http://www.cristao10.com.br
http://www.noticiasuniversais.com.br
http://www.pop10.com.br
http://www.jigg.com.br
http://www.7empregos.com.br
http://www.7classificados.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
breackzin

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estudo academicamente o desenvolvimento da era da informação e sinceramente não consigo entender a lógica de centenas de padarias na mesma rua.

Não tem porquê econômico de existirem duas Amazon, ou dois Instagran, ou, me desculpe dizer, mais uma comunidade de gamers.

Imagine que a um passo da sua casa você pudesse escolher o pão de qualquer padaria do planeta, porque você escolheria a pequenina da esquina que nasceu ontem?

Hoje mais do que nunca ou você é o primeiro, ou o mais esperto ou trapaceia.

Tirando as questões a serem enfrentadas envolvendo isso, eu entendo que hoje as únicas demandas de gamers por uma nova network nacional seriam relativas ao cambio e compartilhamento abrangente, seguro e legal de contas e mídias, lembrando que a maioria é licença e não cópia, não permitindo isso.

Comprar jogo, preferem comprar de uma distribuidora digital estrangeira que solta o jogo por 2/3 do preço e ainda dispõe o jogo pra ser baixado a qualquer momento.

Sinceramente, pra manter um Jardin de Consumidores hoje, até as grandes empresas estão levando coça, que dirá as que querem começar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!