Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ajuda sobre alguns autores:

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
thalesgodoy

MensagemEnviada: Ter Mar 12, 2013 10:16 pm    Assunto: Ajuda sobre alguns autores: Responder com Citação

Olá pessoal, eu já sou um apaixonado por educação financeira a muito tempo, e leio muito, porém agora estou fazendo uma matéria relacionada a economia na faculdade e tenho que fazer um trabalho sobre livros de investimentos e educação financeira. Surgiu uma dúvida em geral que independente do quanto eu pesquisasse não consegui sanar, e queria pedir a ajuda de vocês.
RK já era rico quando escreveu o Pai Rico, não? Então porque o escreveu? Por dinheiro? Realização? O que? Basicamente minha dúvida é: Oque faz esses milionários compartilharem seu conhecimento? Vontade de mais grana ou de eternizar? Gostaria de colocar isso no meu trabalho, se puderem ajudar. Temos vários investidores milionários escritores, e queria saber o que os motiva. Agradeço muito e peço desculpas à moderação se postei no local errado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2013 11:13 am    Assunto: Responder com Citação

Minha Opinião...

Ao ler os livros, você verifica que a retórica adotada pelos "milionários" é altruísta. Frases batidas como "não poderia deixar de compartilhar o caminho para o sucesso", "faço isso por que você pode ficar rico", entre muitas outras, que se percebesse claramente nos livos. Bom, é a imagem que se quer passar.

Não sei se o altruísmo é o ponto principal, afinal, cobrar US$ 7.000, US$ 8.000 por uma palestra, não é ser altruísta. A palestra seria o ponto central para a prática da bondade para com seus pares que querem enriquecer, e se o fizesse de graça, a disseminação do conhecimento seria potencializada, afinal, os frequentadores seriam os que realmente se interessam.

Talvez possamos trabalhar pelo lado egoístico, o qual o "milionário" conta sua história para que todos saibam como ele cresceu, construiu e o quanto ele tem de dinheiro, de propriedades, quanto ele tem no mundo, e você não tem. Seria uma massagem relaxante, onde ele precisaria aparecer para a sociedade, afinal, sua convivência são com outras pessoas "milionárias", as quais não "babam" pelo o que ele tem, porque podem comprar igual. Dissemina-se uma "inveja" que poderia gerar dois efeitos: O positivo, onde a pessoa toma como exemplo e quer chegar ao nível do autor "milionário" e o negativo, como visto aqui no fórum, onde a pessoa tece críticas pelo status que o autor possui, difamando-o, entre outros...

E, uma opinião paralela, é a de que ele faz isso como estratégia de negócio, visando alavancar sua condição de empresário, auferindo renda pela venda dos livros e divulgando sua "marca". Consegue aumentar as "encomendas" de palestras. Esse é o lado do "se vender" no mercado, esperando um retorno, que muitas vezes acontece, e expandindo seus negócios, apenas com o intuito mercantilista mesmo. Isso acontece porque o que mais vende no mundo, além de petróleo, drogas, armas e seres humanos, é "receita" de como ficar zen e como ficar rico, afinal, qual são os anseios do ser humano se não ficar podre de rico e ser feliz?

Bem, tenho algumas ponderações:

O verdadeiro altruísta faz e não mostra, uma vez que não interessa mostrar, mas sim o resultado que se alcança, ficando satisfeito se o que se propôs aconteceu.

O soberbo quer atingir o máximo de pessoas com suas conquistas, afinal, sua soberba pesa tanto que é necessário muitos para carregá-la.

O empresário sabe tirar o melhor de tudo, transformando água em vinho se for necessário. Sempre visando o amento de suas receitas e a divulgação de sua marca.

[/i]
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2013 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Jean Colbert, pode ser isso e muito mais. Smile

Assim, o RK tinha grana antes de publicar os livros, mas duvido que tivesse algo próximo do que tem hoje. A grana que fez com a venda de livro e palestras não é pouca. (a mesma "estratégia" foi adotada por outros autores do ramo de finanças)

Se ele tinha uma estratégia que dava certo antes, imagine como ela fica com mais grana ainda ... Wink

O cara pode escrever sim para compartilhar o conhecimento que tem com os outros. Pode fazer isso de graça, cobrando algo ou cobrando muito ... e mesmo assim seria altruísmo. Smile

Pode ser para se mostrar, para esfregar na cara das pessoas que diziam que ele não daria em nada, que ele tava fazendo errado, etc etc etc ...

Então pode ser apenas para ganhar dinheiro, apenas para ajudar os outros ou apenas para se mostrar. Ou tudo junto e misturado. Very Happy

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Jean Colbert
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2013 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé,

Meus exemplos não exaurem o temo. Podem haver mais e mais possibilidades, talvez esteja "pagando uma promessa", ajudando à família, etc...

Agora, altruísmo, discordo do que falou!

"Altruísmo não é a propaganda do bem realizado, mas sim a realização espontânea da alma". - Ivan Teorilang

[/i]
thalesgodoy

MensagemEnviada: Qui Mar 14, 2013 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

as respostas de vocês foram simplesmente fantasticas. Agradeço muito mesmo, com certeza meu trabalho será extremamente enriquecido com as opinioes de vocês. Muito obrigado pela ajuda e por mostrarem esses pontos de vista que eu nao conseguia ver. Abraços e sucesso!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 14, 2013 10:01 am    Assunto: Responder com Citação

O problema é que nesta área em específico é preciso existir uma ligação "mais direta" com a realidade para que o exemplo passado seja seguido.

Se o que é apresentado/ensinado é feito através de um personagem puro e simples, sem ligação real, muitos deixarão de acreditar ou de seguir suas orientações ...

Mas concordo contigo que quanto mais "em silêncio" for feito o bem, melhor será. Wink

Jean Colbert escreveu:
Zé,

Meus exemplos não exaurem o temo. Podem haver mais e mais possibilidades, talvez esteja "pagando uma promessa", ajudando à família, etc...

Agora, altruísmo, discordo do que falou!

"Altruísmo não é a propaganda do bem realizado, mas sim a realização espontânea da alma". - Ivan Teorilang

[/i]

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!