Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| Investir ou não Investir ?

Se tem uma coisa que me agrada nos livros do Elder é a atenção que ele dedica ao lado psicológico do trade, coisa que poucos fazem. Mas também, pudera … ele é da área. 🙂

(para quem não sabe, Alexander Elder é, além de trader, psiquiatra)

Neste livro – que lá fora saiu apenas em formato digital – o autor apresenta alguns pontos fundamentais do trade (em relação ao lado técnico da operação, ao fator psicológico do mercado, e do controle financeiro da operação) que auxiliarão o leitor a tomar a decisão “fatal”, ajudando a responder a pergunta que é apresentada na capa do livro “Investir ou não Investir ?“. Afinal de contas não todas as pessoas que estão preparadas para enfrentar as barreiras que o mercado acionário impõe.

Na verdade a pergunta poderia ser apresentada de uma outra forma, deveria ser: “Ser um trader ou não ?”, pois é mais sobre isso que o livro aborda. Investir ou não investir, não é uma escolha, é uma “obrigação”. Já ser um trader … é quase que uma vocação. 😉

Qual a diferença ?

Investir em bolsa, e ser um trader, são coisas completamente diferentes. Uma pessoa pode investir em bolsa da mesma forma que investe em um fundo de renda fixa, por exemplo. Ela pode apenas depositar seu capital na bolsa (comprando ações, claro) e nunca precisar efetuar um trade propriamente dito. Ela pode comprar e comprar e comprar e comprar … até o momento que começará a usar o dinheiro lá aplicado, e com isso passa a vender o necessário para cobrir seus gastos. Isso não é um trade …

O trade é aquela coisa que estamos acostumados a ver quando se pensa no mercado, que são as pessoas comprando e vendendo, na expectativa de obter um ganho de capital com a diferença entre as ordens. Efetuando várias operações (ou nem tantas assim …), obtendo ganhos e perdas em suas operações.

Digamos que o investidor seja representado pelo agricultor e o trader seja o feirante. O agricultor vai lá, planta, cuida da plantação, espera o crescimento e amadurecimento do produto, até que vende. O feirante é aquele que compra o produto por um preço (diretamente do agricultor ou de outra fonte) e deseja vende-lo logo em seguida por um preço mais alto.

Os 3 M’s

Elder baseia suas ideias no conceito dos 3 M’s: Mente, Método, Manejo do dinheiro. E realmente, dominando estes três pontos chave, todo e qualquer investir pode se tornar um trader bem sucedido. 🙂

Mas … sabemos que não é bem assim … um investidor principiante chega ao mercado usando apenas o “jeitão”, opera apenas no achometro … e em 99,9% quebra a cara. Só parte em busca de um método operacional depois de tudo ter dado errado. Porém somente o método não é suficiente, pois no mercado financeiro o lado psicológico é o mestre, é ele quem manda. Então parte atrás de informação sobre como domar o psicológico do negócio … mas ainda não é o suficiente. Só então parte em busca de conhecimento sobre a gestão do capital, sobre como proteger o capital.

O mais engraçado, vendo isso hoje, é conseguir enxergar que tive um roteiro bem parecido. Veja estes textos e compare.

Vale a leitura ?

Oooo se vale ! Só por obter um apoio para responder à pergunta título, só por ajudar na tomada de decisão (que pode lhe economizar alguns milhares de reais …), é mais do que válido.

Mas se engana quem pensa que a leitura é indicada somente para esse tipo de pessoa … Eu acho que este livro deva ser lido por aqueles que estão começando a pensar em investir, por aqueles que já estão investindo, mas ainda não encontraram o “caminho”, e por aqueles que já operam, têm um método vencedor e que gostariam de refinar um pouco melhor a sua estratégia. Resumindo, este é um livro que deve ser lido por todos. Um livro curto, de leitura muito agradável (li em pouco mais de 3h) e que te faz pensar em como melhorar ainda mais o seu lado trader. 🙂

Um pequeno investimento, com a promessa de um ótimo retorno. 😉

 

Nota do Site:
5 Moedas

Investir ou não Investir ?
Alexander Elder

Editora: Campus
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 160
Acabamento: Brochura
Formato: Médio