Olá, acompanhei algumas mensagens e o assunto que mais me interessa é: se tenho um pouco por mês para investir o caminho é quase sempre num investimento DI? Pergunto isso pois em quase todas mensagens é uma opinião sua do que fazer, já que imóveis sendo alugados não dão muito rendimento e principalmente corre riscos de não pagarem fora demais incomodações.

Se a pessoa tem um valor inicial para investir, vamos supor que 10 mil e posteriormente uns 500 reais por mês a serem colocados para rendimento, realmente a sugestão é aplicar em um DI ?

Eu particularmente considero que 1% a 1.4% ao mês é melhor que nada, mas não valeria a pena por exemplo colocar metade do dinheiro em um DI (para garantias) e outra metade em algo mais arriscado mas que possa trazer maior rendimento? Não tenho experiência a longo prazo em ações por exemplo, ou fundo de ações, mas parecem bem atrativas, porém dificilmente vi sugestões desse tipo, não sei se principalmente pela preocupação de que é necessário estudar muito o assunto antes de mergulhar nesse caminho.

Muito obrigado!

Boa noite Felipe,

É exatamente por isso.

Eu sugiro que as pessoas comecem por um investimento em Fundos DI, pois na maioria das vezes este será o primeiro contato delas com qualquer tipo de investimento. E por não ter nenhum conhecimento nesta área, seria um grande erro meu indicar um investimento em ações, por exemplo, sendo que este é um dos tipos de investimento mais arriscados que existe.

A idéia de que "no longo prazo as ações só sobem" ... não me faz muito a cabeça, ainda mais no ponto em que estamos no mercado. Rompendo topos históricos dia sim, dia não.

Veja, o mercado subiu dos 8.000 pontos em Outubro de 2002, e chegou muito próximo dos 40.000 agora em março. Foram 400% de alta num período bem curto ... não acho adequado sugerir o longo prazo justamente num momento desses ...

Posso até estar enganado, e o Ibovespa atingir os 100.000 pontos ... mas não acho que este é um bom momento para fazer "posições de longo prazo".

Bolsa tem que ser comprada barata. E vendida quando está cara. Esta é a minha posição.

Mas voltemos ao porque de eu indicar tanto os Fundos DI.
Indico para que a pessoa tome conhecimento de algumas regras básicas do mundo dos investimentos, como por exemplo o juro composto.

Enquanto o dinheiro fica no Fundo DI, a pessoa pode ir estudando outras modalidades de investimento, pode ser bolsa, podem ser os imóveis ... Mas se for a bolsa, tem que estudar muito, muito mesmo. Pois a bolsa só recompensa os que utilizam Técnica + Disciplina, quem não usa este "sistema" pode até ganhar, mas terá que ter muita sorte.

Além disso, o dinheiro já irá rendendo. ;)

Outro ponto muito importante: 16,5% ao ano ( que é a taxa de juros que vale no dia 8 de março de 2006 ) é uma enormidade de rendimento. "Não existe em nenhum outro lugar do mundo". Existir até existe, mas não com o nível de inflação que temos. Então, nada mais "certo" do que aproveitarmos esse rendimento.

Espero ter tirado a sua dúvida.

Abraços,