Estou iniciando a meu portifólio, atualmente estou investindo em CDB E RF. Li recentemente na revista exame que investir em ações antes de completar 100 mil não é viável devido à taxa de adm. Ainda não acumulei 100 mil, mas gostaria de investir em ações.

Qual o percentual a ser investido p/ um pequeno investidor no mercado de ações ?

Muito Obrigado

Bom dia Paulo,

Isto não é verdade.
Para se iniciar um investimento em ações, podemos começar com qualquer valor.

Claro, quanto menor for o capital a ser investido, maior será o gasto com as depesas "administrativas", mas existem opções para escaparmos disso.

Por exemplo, um fundo de RF que aceite investimentos iniciais de R$ 1.000,00, costuma cobrar 5% na forma de taxa de administração ...
Se você investir isso em ações, você terá um gasto de no máximo 1% ( 0,5% para a compra das ações, mais 0,5% para a venda ). Sendo que ainda existem opções de taxas fixas ( no caso das ações, chamamos de corretagem ), que são as corretoras que oferecem corretagem fixa. Existem algumas que cobram R$ 20,00 por negócio, outras R$ 15,00 e outras R$ 10,00.

Claro, se a pessoa ficar comprando, vendendo, comprando, vendendo, comprando, vendendo, comprando, vendendo, ela terá um custo muito alto nesta operação. Mas se ela pretende comprar, e "esquecer", terá um custo muito mais baixo do que num Fundo de Investimentos por exemplo.

Eu não sei por que tentam passar esta idéia, errada, de que para iniciar um investimento em ações é preciso ter muito dinheiro. Isso só vem a atrapalhar o crescimento do mercado como um todo.

Agora só um conselho.
Antes de iniciar o investimento em ações, estude muito bem sobre este mercado. Ele pode oferecer ótimos retornos, porém o risco também é muito grande. Estude bastante, e faça simulações de possíveis operações.