Ola, primeiramente parabéns pelo site, muito instrutivo.

Minha dúvida é como a de tantos que iniciam como investidores, em que melhor investir ? Lógico que uma resposta pronta para essa pergunta jamais será um excepcional investimento, eu disponibilizo R$ 1 mil pra investir por mês ao longo prazo (10 anos), com certeza gostaria de aplicar em ações, mas enquanto aprendo, tenho 2 dúvidas: 1 só posso comprar ações por lotes (isso se não quiser ir para um clube de investimento) ? Ou seja pra comprar ações da petrobras teria que desembolsar mais de 4600 reais... já q o preco ta porae... 46 reais e o lote são de 100 ações. Como funciona essa fracionária ? Outra dúvida é a seguinte, a compra de Fundos de ações da Petrobras, é razoável a expectativa de se esperar um retorno mensal de 3,5% ? aplicando 1 mil reais por mês em 10 anos teria 1 milhão de reais... Isso parece um plano sólido ?

Bom dia Igor,

Vamos lá.

1 - Você poderá comprar justamente através do mercado fracionário, comprando de 1 em 1 se quiser. Só que para isso terá que comprar através do mercado "fracionário". Você poderá acompanhar as cotações deste mercado através do código PETR4f ( no caso da petrobras ).

Depois, na hora da venda, se você já tiver atingido lotes inteiros, você poderá vender através do mercado normal, no caso PETR4. O que sobrar de "quebrado", terá que ser negociado através do PETR4f

2 - Infelizmente quando investimos em ações, não podemos "determinar" um objetivo desta maneira. Por tratar-se de um mercado de renda variável, pode-se ter prejuízo num mês, lucro no outro, prejuízo nos 6 seguintes ...

Por exemplo, não posso te dizer para olhar o histórico dos últimos meses, pois estamos vivendo um período de alta, que vem desde out/2002, não sabemos até quando isso irá.

Então, se resolver iniciar uma aplicação em ações, tenha esta idéia na cabeça: Poderás perder sim, não é um investimento de lucro garantido.