Olá... vc escreveu:

"Se você investir isso em ações, você terá um gasto de no máximo 1% ( 0,5% para a compra das ações, mais 0,5% para a venda ). Sendo que ainda existem opções de taxas fixas ( no caso das ações, chamamos de corretagem ), que são as corretoras que oferecem corretagem fixa. Existem algumas que cobram R$ 20,00 por negócio, outras R$ 15,00 e outras R$ 10,00."

Mas vc esqueceu a taxa de custódia.

Vc deve pagar o valor dr R$10,80 ao mês caso vc tenha ao menos uma ação na Bovespa.

Pensando assim, se vc investir uma quantia pequena, esta deverá ter um rendimento alto para conseguir cobrir a custódia.

Bom dia Pedro,

Verdade. Existe a questão da custódia.
Mas como existem opções de corretagem mais baixa, existem opções de custódia mais baixa, se não me engano, existem até mesmo corretoras que não cobram esta taxa.

Mas se tiver, realmente, para um capital muito baixo, esta taxa acaba corroendo o capital. Por exemplo, para quem investe R$ 1.000,00, acaba perdendo aproximadamente 1% ao mês só com ela.