Meus caros profissionais,

Espero que me ajudem a inverter o rumo da minha situação financeira.
Normalmente faço bom plano antes de conseguir o cash e quando já o tenho disponível, nenhum item do plano se concretiza.
Uso bastante o cartão de débito, faço gastos desnecessários e não consigo evitar compras por impulso. Porquê gasto tanto dinheiro não sei, mas sei onde gasto, as vezes com amigos e o mais engraçado é que quando tenho cash, este tem sido o momento em que a sorte de conhecer damas bonitas bafeja do meu lado e este ambiente tem o seu poder de arruinar as finanças.

O que eu pretendo de vocês é uma ajuda:

O faço para melhorar a minha disciplina financeiramente ? Ser avarento ?
Quais são as estratégias a adoptar para não colidir com minha família, amigos e as imperdíveis damas bonitas ?

Aguardo anciosamente pelos vossos conselhos mágicos.

Um abraço
André

Bom dia André,

Longe disso ! =)

Nada de ser avarento, tão pouco adotar estratégias que te afastem destas pessoas, principalmente das mais bonitas, hehehe.

Esta é uma situação complicada e muito mais normal do que estamos acostumados a imaginar que seja. A grande maioria das pessoas não consegue ter um mínimo de controle sobre suas finanças.

Mas te garanto, não é sendo avarento que você conseguirá ter dinheiro. Bom ... até conseguirá, mas nunca poderá aproveita-lo, e não é isso o que queremos, não é mesmo ?

Uma coisa é importante de destacarmos: Existe uma diferença entre ser avarento e gastar com responbilidade. Você não precisa ser um pão duro para gastar com responsabilidade. Existem diversas coisas que podemos fazer ( ou não fazer seria o mais adequado ) para diminuirmos nossa coluna de gastos.

Você disse que sabe onde vem gastando, você vem fazendo um acompanhamento disto ?
Tem anotado seus gastos ? Se sim, o que eu te aconselho é dar uma olhada nestas anotações. nesta olhada, tente identificar onde está gastando em exagero. Após isso, tente controlar um pouco estes exageros. Não é pegar e cortar de vez, é tentar reduzi-los.

Outra, tente conter estes impulsos. :)
A compra por impulso é exatemente o que os vendedores querem. Eles querem que você compre sem pensar, pois isto torna a decisão de compra muito mais rápida e fácil. Tente, na próxima vez, pensar por 5 minutos antes de fazer esta compra. Veja se ela é realmente necessária, se você está realmente precisando do que vai comprar.

Espero ter te ajudado.
E lembre-se, nada de ser avarento. É a pior coisa que se pode fazer. =)
Prefira gastar com responsabilidade, é bem melhor !