Por que muitas empresas, embora tenha dinheiro para adquirir os imóveis que ocupam, não o fazem, antes, alugam o espaço que ocupam ? Há alguma vantagem financeira nisso ?

Bom dia Flávio,

Há sim, eles tem uma bela vantagem agindo desta maneira.
Lembre-se, uma empresa precisa de dinheiro para poder fazer o negócio girar, não é mesmo ?
Pois então, se ela comprar o imóvel, ela irá "prender" o dinheiro do imóvel, ao invés de usa-lo na compra de produtos para a revenda, por exemplo.

Assim, a empresa irá ocupar um imóvel de R$ 100 mil. Em média, o aluguel de um imóvel desses irá girar em torno de R$ 1 mil ao mês. Se a empresa comprar o imóvel, serão R$ 100 mil que irão para a compra do imóvel, e nada para o giro da empresa. No caso do aluguel, a empresa gastaria R$ 1 mil com o aluguel, e teria outros R$ 99 mil disponíveis para o giro. Com estes R$ 99 mil, a empresa faz mais dinheiro. ( ao menos é assim que é para ser, hehehe )

Claro, existem casos e casos. A empresa pode ter um excesso de caixa gigante, que não sabe o que fazer ... pode querer comprar o imóvel, pois acredita que irá ficar naquele ponto por muitos e muitos anos ... nestes casos a compra é recomendada.

Mas a necessidade de caixa disponível para o giro financeiro fala mais alto, na grande maioria das vezes.