Bom dia,

Tenho um trabalho para fazer... e gostaria de uma opinião.

Qual seria o conselho que o pai rico daria para seu filho numa situação como a do Estado de Santa Catarina, em meio a tanta desgraça, e com tantas oportunidades financeiras surgindo por conta da tragédia?

Agradeço a atenção.
EROISA L. ALVES

Boa tarde Eroisa,

Num caso como o citado as coisas devem ser encaradas de uma forma um pouco diferente do habitual.

Existem duas formas de aproveitar as oportunidades criadas pelo desastre:

- Uma decente, que poderá ajudar aos necessitados;

- Uma indecente, que se aproveita do desespero de muitos;

Vamos ao exemplo de uma forma decente.
Você atua no ramo da construção civil, constrói casas. O seu trabalho será extremamente necessário neste momento, afinal muitos perderam suas residências com as chuvas.

Você poderá oferecer seus serviços, cobrando o que cobra normalmente ( quem sabe até dando um desconto, ou facilitando na forma de pagamento, tendo em vista o acontecido e a situação das pessoas ... ), e poderá ganhar dinheiro. Poderá construir muito mais do que constrói costumeiramente, afinal foram várias as casas destruídas.

Agora vamos a um exemplo da forma indecente.
Você atua no ramo da construção civil, constróis casas. O seu trabalho será extremamente necessário neste momento, afinal muitos perderam suas residências com as chuvas.

- "Mas não é o mesmo negócio que o apresentado no outro exemplo ?"
Até é ... mas tem uma diferença.

Você poderá aproveitar a ocasião, onde muitos estão desesperados com o ocorrido, precisando de uma casa nova. Além disso, as linhas de crédito serão facilitadas para quem foi afetado pelo desastre. Conhecedor, você aproveita para cobrar mais do que o habitual, afinal na hora do aperto as pessoas costumam aceitar mais facilmente este tipo de coisa, mesmo sabendo que está saindo mais caro do que normalmente seria. Além disso poderá construir muito mais do que constrói costumeiramente, afinal foram várias as casas destruídas.

Conseguiu encontrar a diferença ?
Algumas pessoas aproveitarão a oportunidade para ganhar, e outras se aproveitarão da oportunidade para ganhar. Uma pequena diferença, que muitas vezes passa desapercebida por alguns ... mas num caso destes fica bem visível.

E o pior é que isto realmente está acontecendo ...

- Gasolina sendo vendida por R$ 3,70 ao invés dos habituais R$ 2,70
- Galão de água sendo vendido por 5x o seu valor
- Botijão de gás sendo vendido por R$ 130,00
- ... e por ai vai.

Devemos tentar encontrar oportunidades sempre, em todas as ocasiões, porém sempre levando em conta o bom senso. Do que adianta faturar se para tanto será preciso "passar a perna em alguém" ?

Espero ter te ajudado no trabalho. =)

Carlos Augusto Lippel - www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br