Estou endividada, a ponto de nao saber por onde sair. qual os primeiros procedimentos ?

Boa tarde Juliana,

O "passo-a-passo" para conseguir sair dessa situação é o seguinte:

- Fazer um controle do fluxo de caixa detalhado ( tudo o que entra e sai de suas contas durante o mês ). Te aconselho ouvir o PodCa$h que trata sobre este assunto. ( http://www.clubedopairico.com.br/podcash.html )

- Fazer um levantamento de todas as dívidas. Detalhar tudo o que deve e para quem deve.
Junto a este levantamente é importante destacar a taxa de juros que incide sobre esta dívida.

- Com os dados do Fluxo de Caixa você saberá quanto sobra todos os meses, com isso poderá planejar o pagamento das dívidas.

- Junto a tudo isso você precisará melhorar o resultado do seu Fluxo de Caixa, diminuindo seus gastos e se possível aumentando as entradas. Corte tudo o que for possível, tudo. Não crie novas dívidas.

- Com o levantamento das dívidas, veja quais são as piores ( as com maior taxa de juro ), estas são as mais importantes, se você deixar de pagar, estas serão as que mais crescerão, portanto deverão ser pagas primeiro.

- Se possível, troque dívidas com taxas maiores por dívidas de taxas menores ( por exemplo, trocar uma dívida do cartão de crédito por um empréstimo consignado. Como a taxa do consignado é menor, você acabará economizando. )

Mas acima de tudo: Assuma o compromisso. Você tem que pagar as dívidas, infelizmente não há fórmula mágica para isso, o que falei só irá te ajudar no pagamento.

Você já ouviu o PodCa$h sobre dívidas ? Ele também poderá te ajudar.

Mas lembre-se: Não faça novas dívidas, esse é o maior veneno que existe para quem quer acabar com as já existentes ...

Carlos Augusto Lippel - www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br