Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

23 de março de 2003: 17 anos atrás …

… surgia o Clube.

SIM ! O Clube do Pai Rico completa 17 ANOS hoje. 😀

Era para ser um dia de festa, um dia de comemoração. Mas com tudo o que está acontecendo ao nosso redor, não tem como …

Hoje, sem dúvida alguma, eu digo: estamos enfrentando a maior crise dos últimos tempos. Uma crise tanto financeira quanto de saúde. Alguns dizem que teremos mais mortes por conta do problema econômico, do que por conta da doença em si. Vai saber …

Neste momento, o isolamento é uma das alternativas. Pode não ser o melhor ? Pode. Mas acredito ser praticamente o único. Mas não quero focar nisso não. Quero falar um pouco sobre a nossa querida e amada Bolsa. 🙂

45% de queda !!!

Nunca antes na história deste país, vimos uma queda tão rápida e tão forte quando a causada pelo Corona.

Foram 45% de queda em apenas 4 semanas ! MUITO mais forte, e rápido, do que todas as crises que vi nestes 17 anos de Clube. Mais forte, e rápido, do que todas as crises que vi (e vivi) nesta minha jornada na Bolsa. E olha que foram algumas …

– Bolha das .com
– 11 de setembro
– Eleição do lula
– Subprime
– Dilma
– Joeslay Day (que hoje vimos que foi apenas um flash crash)
– Greve dos caminhoneiros

Em 20 anos de Bolsa, nunca vi nada igual. Nem parecido …

Mas tem algo que vi ocorrendo em todas as crises que já enfrentei. Em todas, nós demos a volta por cima. Em todas as crises, conseguimos nos recuperar. Em todas as crises, conseguimos tirar algum aprendizado. Algum proveito.

Algumas crises tiveram uma recuperação rápida. Outras, nem tanto … Por exemplo, para recuperarmos o topo histórico do Subprime, precisamos aguardar 10 anos ! No Joeslay Day, foram apenas alguns dias.

E isso me leva a algo importante: sim, acredito que iremos nos recuperar. Que da mesma forma que aconteceu em todas as outras listadas, a do Corona será superada. 🙂

Mas algo ainda mais importante … pode ser que não seja na velocidade que muitos tem vendido. Sério … Vi gente dizendo que iremos nos recuperar dentro dos próximos meses. Que até o meio do ano já devemos ter voltado à região dos 100k … 😯

Calma … Calma … Calma … Muita calma nessa hora !!

Sim, pode ser que a recuperação dos 100 mil pontos seja rápida. A injeção de capital que os bancos centrais estão fazendo é descomunal. Na hora em que pudermos sair de casa, voltando a trabalhar, teremos muito dinheiro circulando no mercado. Isso deve ajudar na recuperação. Mas o problema é: quando sairemos ? Você sabe quando isso vai ocorrer ?

Sim, iremos nos recuperar. Mas quando ? Impossível estimar …

Quer aproveitar as “promoções” ? Aproveite. Escolha as oportunidades a dedo. Existem verdadeiras barbadas. Mas tome cuidado … nem tudo o que reluz é ouro ! Muitas ações estavam onde estavam, não por mérito próprio, mas sim pelo efeito manada. (sim … muita coisa subiu muito apenas por conta disso)

Além disso, aproveite com calma … Pode ser que você precise aguardar um bocado, antes de ver os preços antes da crise voltando à tela. Podemos até mesmo ver os preços indo ainda mais fundo. Você estaria preparado ?

Fique calmo !

A Bolsa tenderá a se recuperar. 🙂

Se você seguiu nossas orientações, tinha um colchão de segurança formado. Colocou no mercado, apenas o dinheiro que não estaria comprometido para os próximos anos.

Além disso, você sabe que aqui no Clube, nestes 17 anos de existência, publiquei muitos e muitos artigos que poderão te ajudar neste momento. Que poderão te dar as ferramentas necessárias para concretizar a recuperação do que pode ter sido perdido do Carnaval pra cá. E indo além: ferramentas e informação que poderão te ajudar a ir ainda mais longe do que tinha ido antes da crise chegar.

Fique calmo ! Tudo vai passar.

Gostaria de poder apenas comemorar o dia de hoje. Mas não é a hora … A comemoração virá da sua recuperação, com o apoio do conteúdo aqui disponível, e do meu apoio, sempre que você precisar.

O Clube está aqui pra te ajudar. Não se esqueça disso. 😉

Aproveite o tempo livre para estudar. Aproveite o momento para pensar em alternativas de renda. Aproveite para valorizar o que realmente importa.

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, BBAS3, PETR4 e da VALE3 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: … Queda

E eu continuo insistido: isso não é padrão, é coincidência. Uma hora a coisa falha e muita gente vai levar uma rasteira …

O pior, é que se hoje subir, vão dizer … “Viu ?” 🙄

Agora … que o índice está tentando montar um fundinho, está.

O fundo, neste momento, está nos 61.690 pontos. Se respeitarmos a marca, é um ótimo sinal. Pra cima, temos os 72.247 pontos como grande barreira. É essa a marca a ser superada para que a coisa realmente entre num modo “descanso”.

Mas … enquanto isso, estamos “presos” entre esta faixa de 10 mil pontos.

Se você é Touro, precisa torcer, mais do que nunca, para que rompamos os 72k. Fechado ? Além disso, precisa torcer para que a trincheira Sul (61.690) seja defendida com unhas e dentes.

Vamos ver o que acontece hoje …

 

Paulo Vasconcelos Jr – aluno do Double PUT Double CALL

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, BBAS3, PETR4 e da VALE3 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: … Alta

Queda … Alta … Queda … Alta … Queda … Alta …

E hoje, o que será ?

Avisei outro dia: não existe esse tipo de padrão na Bolsa ! Na hora que você resolver operar se baseando nesse simples padrão, o mercado muda o ritmo e quebra meia-dúzia. Ontem de noite tinha uma galera já apostando para um dia de queda para hoje.

Só não se esqueça de uma coisa: hoje é sexta-feira … dia de maldade. 😉

É. Ontem foi dia de alta, mas reparou como caímos forte ? Só depois que veio uma BELA recuperação ! Mínima do dia ? 61.690 pontos.

A principal barreira a ser superada pelo Ibovespa no pregão de hoje é a região dos 70 mil pontos. Foi onde “batemos cabeça” ontem. Se conseguirmos superar, teremos outra lá perto dos 77k … 🙂

Mas calma … muita calma nesta hora !! As coisas ainda estão longe de terem se normalizado. Ainda temos que dar o primeiro passo, e os 70k é o primeiro degrau.

Nada de se empolgar … Combinado ?

 

Paulo Vasconcelos Jr – aluno do Double PUT Double CALL

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉