Clube do Pai Rico

Existe alguma ordem de leitura dos posts do Clube para quem está começando ?

Pergunta:

Zé,

Eu leio alguns dos seus artigos que chegam no meu email. Mas nunca faço idéia do que está falando. Por onde eu começo a aprender???

Resposta:

Bom dia Renan,

Eu entendo perfeitamente o seu problema. Em 13 anos de Clube publicamos MUITA coisa. Foram mais de 5.500 artigos publicados, que abordam desde a Educação Financeira básica, até pontos mais avançados de finanças pessoais e estratégias de investimento mais “agressivas”. 🙂

Às vezes fica difícil de separar o que é destinado aos leitores que estão começando do que é voltado aos que já estão em um estado mais avançado em seus estudos. Para ajudar a resolver este problema, criamos um sistema de identificação em nossos textos. São marcadores “discretos”, que ficam no topo esquerdo de cada artigo, identificam o nível de “importância” da informação contida neles.

Rocha: informação essencial, básica e obrigatória, que todos os leitores devem ler e aprender o que ali é apresentado. É o tipo de conhecimento que formará a sua base, as informações que solidificarão, que servirão de estrutura para a sua jornada educacional.

Plantação: informação que fará com que o seu patrimônio cresça. Conhecimento que lhe alimentará e dará o combustível para levar seu plano de crescimento adiante. É o conhecimento diário, que precisa ser adquirido, pois alimentará sua necessidade de informações sobre os assuntos que cercam o dia a dia dos seus investimentos.

Ouro: informação preciosa, que lhe permitirá se diferenciar dos outros. É o tipo de conhecimento que poucos têm acesso e que lhe permitirá se distanciar da manada, permitindo obter lucros superiores ao da média e (infelizmente) coisa rara de vermos sendo compartilhada entre os participantes do mercado.

Esta foi a forma que encontrei para facilitar a identificação de cada post para os leitores. Como dito, “separando” o que é básico, do normal e do modo avançado.

Sei que muitas vezes a dúvida dos leitores não se resume somente a isso, do que é indicado para cada tipo de leitor. Muitas vezes a pessoa quer somente uma orientação da ordem cronológica de leitura, como se fosse uma escola, onde aprendemos primeiro o alfabeto, para depois aprender a escrever, ou os números, para depois aprendermos a fazer as contas. 😉

Muitas vezes existem informações dentro dos textos que pedem por um conhecimento específico, fora daquele assunto. É justamente por isso que faço a indicação/sugestão de outras leituras dentro dos artigos. Apresento uma fonte de consulta para complementar determinada informação que possa não estar presente naquele momento e que faria falta para a plena compreensão do que ali é apresentado. A leitura destas indicações é muito importante. 🙂

Outra ferramenta que ajuda bastante nestas situações é a barra de pesquisa, (no topo da página, na lateral direita) identificada pela lupa. Ali você poderá encontrar tudo o que já foi publicado aqui, turbinado pelo sistema do Google, que lhe ajudará a encontrar o que deseja.

Para atender à sua solicitação, tentarei fazer uma listagem dos artigos “mais importantes” do site, partindo do princípio que esta “deveria” ser a ordem de leitura/aprendizado para uma pessoa que está tendo seus primeiros contatos com o assunto Educação Financeira. Vamos lá:

Colchão de Segurança

Formando o seu colchão de segurança
Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?
Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?
Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?
Colchão de segurança: você já usou o seu ?

O Clube e os ensinamentos do Pai Rico

Pai Rico ||| Pague-se primeiro
Pai Rico ||| Objetivo atingido, prêmio conquistado
Tirando suas dúvidas … Ativo e Passivo
Ativos e mais ativos
Concordo e assino embaixo !
“Quero aprender tudo com o Sr, por onde começo ?”

Educação Financeira na veia !

Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
A matemática não precisa ser tão exata …
Todo começo de ano é a mesma coisa …
Estão usando a poupança do jeito errado …
Contrariando a tudo e a todos, eu digo: USE a poupança !

A Inflação e seus Investimentos

O peso da inflação sobre os investimentos
Como proteger seu capital da inflação ?

Metas factíveis e realísticas para os seus Investimentos

O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
0,8% de rendimento real mensal é uma meta factível ?
Aposentadoria, como planejar sua renda vitalícia ?
Onde encontrar os malditos 2% ?!?!
Ok, você venceu, não existe nada que renda 2% ao mês …

Iniciando seus Investimentos (com os posts da série com o mesmo nome)

Tenha seus próprios axiomas
Iniciando seus Investimentos: a série

Bolsa de Valores (com os posts da série “Como o Zé ganha na Bolsa”)

O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)
O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
O que é, e como funciona um índice de ações ?
Como pagar o Imposto de Renda de ações ?
Opções | ITM – ATM – OTM
O que é um GAP ?

Estratégias que considero fundamentais para se diferenciar na Bolsa

Como ganhar com ações quando o mercado cai ?
3 formas de se ganhar dinheiro com Venda Coberta de Opções
Quer comprar ações com desconto ?
Venda coberta é muito mais do que vender e ser exercido

Completarei esta lista constantemente e a tornarei fixa no menu de navegação do site, facilitando a consulta de todos os leitores. 🙂

Espero ter lhe ajudado. 😀

Abraços !