Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Quero viajar nas próximas férias … mas e o dinheiro para isso ?

Volta e meia vejo um amigo/parente/conhecido reclamando que precisará ficar em casa nas próximas férias … motivo ? Não tem dinheiro para fazer uma viagem, por menor que seja.

Sempre tento argumentar que antes de qualquer coisa ela está enganada, que o preço das viagens já não é mais tão elevado … e já sou interrompido: O motivo não é ser barato ou caro, o problema é que não tenho dinheiro para isso.

Falta do quê ?

De planejamento ! É claro !! Como acabei de dizer, o preço das viagens caiu muito nos últimos anos, além disso, se você precisar usar um avião para chegar ao destino escolhido, poderá paga-lo em inúmeras prestações … mas não é exatamente sobre isso que irei falar.

Vamos lá. Você quer fazer uma viagem nas próximas férias, ok ? O que precisará fazer para início de conversa ? Escolher um destino. O ideal, é que se possível, você tenha mais de uma opção, isso ajuda bastante na hora da escolha ($$$). Tendo conhecimento de para onde se deseja ir, você pode dar o próximo passo, planejar o que fará durante o período que estiver lá. Quais serão as atrações turísticas que visitará, quais os parques temáticos, quais os museus … fará o levantamento completo do roteiro que desejaria fazer durante as férias propriamente ditas.

Uma outra informação muito importante, quando irá. Será alta ou baixa temporada ? Saiba que os preços variam muito de uma época para a outra. (e muito é muito mesmo …)

Com essas informações em mãos você poderá partir para o ponto mais importante: Quanto irá custar a brincadeira. Faça um levantamento de todos os gastos:

– Passagens aéreas;
– Aluguel de carro;
– Gasto com combustível;
– Hotel;
– Parques/shows/museus;
– Alimentação;
– E um item muito importante: Compras

Faço tudo sozinho ou procuro uma agência ?

Essa é uma boa pergunta … não é sempre que um pacote de agência sai mais em conta do que um pacote montado “em casa”. Com a internet ficou tudo literalmente a mão. 😉

Com poucos cliques você pode comprar as passagens, fazer a reserva no hotel, comprar as entradas para as atrações, alugar um carro … todos os fornecedores destes serviços estão na internet, basta você procurar.

Mas como você gosta do seu dinheiro … é claro que não deixará de entrar em contato com uma (ou mais) agência de viagens. O normal é que os pacotes que eles oferecem tenham um preço muito competitivo, e se você é marinheiro de primeira viagem não custa nada passar o cuidado de todo processo para um profissional e não se estressar com isso. Mas lembre-se que a pesquisa de preços é muito importante.

Planejamento é a palavra !

Caso você faça um planejamento decente, com um certo tempo de antecedência, poderá se beneficiar justamente do tempo para obter vantagens. O preço para quem deixa tudo para cima da hora é muito maior do que para aquele que fez todas as reservas com alguns meses de sobra. 😉

Já tentou comprar uma passagem aérea poucos dias antes da viagem ? Compare-a com uma sendo comprada 2 meses antes do desejado …

Certo … mas o problema é o dinheiro para isso ! Lembra ?
Eu simplesmente não tenho !

Sim, claro que lembro … e é justamente nesse ponto que o planejamento te ajudará. Se você já fez o levantamento dos preços, já sabe qual será o custo total da tão sonhada viagem de férias é hora de fazer ela acontecer ! Suponhamos que a viagem será no próximo mês de janeiro, daqui 6 meses. Certo … Quanto será preciso acumular mensalmente para poder pagar tudo o que foi planejado ? O valor obtido está fora do que é “possível” de se fazer com o seu orçamento ? Certo … então estique o prazo. Ao invés de realizar a viagem em janeiro, que tal viajar em julho ? Já são 12 meses. O valor ainda está fora do planejado ? Adiante um pouco mais …

Tenha certeza de que não existe mágica. Você precisar ter o dinheiro para fazer a viagem e ponto final. Se o seu orçamento só te permitirá fazê-la daqui 2 anos, que seja daqui 2 anos. Do que adiantaria viajar daqui 1 ano e ficar com as dívidas ?

A ideia é que você tenha acumulado o valor completo para o “pacote”, seja por uma agência ou seja caseiro. Dessa forma você estará protegido contra possíveis imprevistos. Vai que você acha pode ir pagando as parcelas da passagem, mas no mês seguinte acontece um imprevisto ? Quando você vai acumulando antecipadamente você tem maior controle sobre as contas. Além disso, poderá obter belos descontos se pagar tudo à vista. 🙂

O que estou sugerindo é que você faça uma planejamento detalhado, que tenha em mãos todos os gastos que terá com a viagem, e que vá separando, mensalmente, o que vai precisar para transformar o sonho em realidade. O ideal é que você vá depositando este dinheiro em uma caderneta de poupança exclusiva para a viagem. Faça de conta que “ela não existe”, que só passará a existir na hora em que você começar a pagar suas férias.

Agindo dessa forma qualquer pessoa poderá fazer aquela viagem que tanto deseja. Para uns demorará um pouco menos … para outros um pouco mais … mas o importante é que realizando um belo planejamento saberá exatamente o quão longe estará.

Faça uma boa viagem ! 😉