Clube do Pai Rico

“Faço Buy & Hold, por isso não uso STOP !”

(ou uma outra variação, “não uso gráficos para investir, por isso não uso STOP“)

Acredite: muitos são os que ainda pensam desta forma … 🙁

Muitas vezes a confusão ocorre quase que por ser uma “defesa” da escola de investimento. Pois então … :rool:

Quem normalmente pensa/age/fala desta forma, costuma ser a mesma pessoa que olha com desdém para os que investem com apoio dos gráficos. Pessoas que não acreditam na utilidade da ferramenta, e que por isso ignoram tudo o que estiver “relacionado” a ela.

spoiler: não, uma coisa não está relacionada à outra !

O que é um STOP ?

Nada mais do que uma ferramenta que ajuda o investidor a estancar a sangria. Ao encerrar uma operação que vem dando errado/apresentando perdas, a pessoa impede que a coisa saia do controle, que as perdas sejam muito grandes, ou que ela fique em uma posição perdedora. (não se esqueça disso)

Como costuma funcionar ?

Ao atingir um certo nível no gráfico (uma cotação do ativo em negociação), ou um valor financeiro previamente estabelecido (a operação já está gerando uma perda de R$xxx, por exemplo), a pessoa encerra a operação. E ela faz o encerramento justamente para evitar “o pior”.

E justamente por isso, quem costuma investir tendo como guia a filosofia B&H, diz que o STOP não tem função pra ela. Afinal de contas, o que um gráfico pode “dizer” pra ela ? E perdas financeiras temporárias e momentâneas muitas vezes são na verdade oportunidades de novas compras.

Pois bem … E se eu te disser que mesmo quem faz B&H deveria olhar com carinho para um uso “controlado” do STOP ? Sim ! STOP para quem faz buy & hold !

Lembra daquilo que eu disse para você se esquecer ? “ou que ela fique em uma posição perdedora” …

– “Mas Zé, já falei que uma perda temporária muitas vezes é uma oportunidade pra mim !”

Sim, eu sei disso. Me lembro que você me falou … Mas neste caso, a posição perdedora a que me refiro é “mais ampla”. No sentido de: e se as condições que te levaram a comprar aquela determinada ação deixaram de existir ? Seja uma vantagem competitiva, seja um cenário, seja um tipo de resultado ~padrão que te levava a acreditar na sua tese de investimento naquela empresa … Mesmo se isso mudar, você manterá esta ação em sua carteira de Buy & Hold ?

Como já falei outras vezes, muitos são os que confundem o Buy & Hold com “compra e esquece !”. NÃO !!! Mesmo quem faz B&H deve acompanhar deve acompanhar as empresas que integram sua carteira de ações. E ajustes precisam e devem ser feitos conforme a situação mude.

Se aquilo que te levou a comprar uma determinada ação deixou de existir, por qual motivo tu ainda manténs ela em carteira !?

Claro … Não será qualquer “soluço” que te fará abandonar sua tese de investimento. Até mesmo porque não será qualquer “espirro” que te fará acreditar em um determinado ativo a ser encarteirado. Mas existirão mudanças (muitas vezes estruturais) que precisam te fazer repensar a sua posição …

De novo: não é porque você comprou uma ação para “todo o sempre”, que precisará ficar com ela pra sempre. Chova ou faça sol …

No momento em que aquilo que te fez comprar, deixar de existir, você deveria pensar com carinho em se desfazer da sua posição. Deveria stopar sua operação. (olha o STOP fundamentalista aí minha gente !)

Sim, um STOP para quem não usa gráficos. Um STOP para quem é investidor de longo prazo. Um STOP para quem é fundamentalista … E é desse STOP que eu falo: encerrar a operação que está dando errado. (da mesma forma que o teu amiguinho que usa gráficos faz, mas por motivos diferentes)

Portanto, sim: quem faz Buy & Hold também deveria ter me mãos suas regras de STOP. Serão (bem) diferentes de quem opera com gráficos … Mas existirão.

E o ideal é que você desenvolva as tuas próprias regras. Use a experiência de outras pessoas como guia, mas os detalhes podem ser seus. 😉

Posso te dar uma série de exemplos onde um STOP “fundamentalista” teria impedido que muita gente visse seu patrimônio derretendo. Teriam saltado fora de algumas canoas furadas em que se meteram, mas que ficaram abraçados até o final, por acreditarem em uma virada mágica, em um turnaround salvador e potencialmente lucrativo. 🙁

Entenda: não é porque você não gosta das ideias do “outro time”, que deve ignorar toda e qualquer coisa que ele fale … Combinado ? 😀

Leituras complementares e importantes:

“Só perde dinheiro quem vende“
O que eu acho da estratégia Buy & Hold
STOP !!! – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?
Problemas com o uso do STOP ?
Aprendendo a usar o STOP na base da dor !
A pior forma de se ganhar na Bolsa ? Quando o errado dá certo …