Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

O que eu acho da estratégia Buy & Hold

Antes de mais nada, para quem não está familiarizado com o termo, Buy & Hold (B&H) nada mais é do que “comprar e segurar” ações para sua carteira de investimento. Esse é o significado ao pé da letra do termo, o problema é que ele tem sido interpretado por muitos como “comprar e esquecer” …

Como vocês puderam ler aqui no Clube, ontem publicamos um ótimo artigo do Fábio Portela tratando exatamente sobre esse tema: Quer ganhar dinheiro com ações ? Aprenda a perder dinheiro !, onde o autor apresenta o seu ponto de vista em relação ao mercado de ações, demonstrando matematicamente as vantagens de se investir em ações no longo prazo, comprando sempre, não se importando com as oscilações nas cotações. Mais B&H impossível. 🙂

Após ler o texto muitos visitantes perguntaram sobre o meu posicionamento em relação à estratégia apresentada, portanto vamos lá, mãos à obra ! (e mais um texto para o “Como o Zé ganha na Bolsa?” 🙂 )

Buy & Hold é uma boa ?

Infelizmente a minha experiência com a estratégia é praticamente nula … desde que comecei a investir em bolsa dei preferência às estratégias de curto prazo, justamente para fugir do fator de risco “tempo”. Acredite se quiser, estatisticamente falando a pessoa que investe num prazo muito amplo acaba incluindo um risco extra ao investimento. (e sim, investir no longo prazo diminui o risco da carteira em bolsa, e isso é sério … mistérios …)

Invisto em bolsa há quase 15 anos, e somente agora é que começo a dar meus primeiros passos no “Reino do B&H”, e mesmo assim não é um buy & hold xiita. Na minha opinião esse tipo de comportamento já não serve mais no mercado atual.

O B&H xiita é aquela pessoa que literalmente compra e esquece. É aquele investidor que costuma dizer: “estou comprando estas ações para os meus netos”. Ela simplesmente compra a ação da empresa “x” por toda a vida, sempre que pode compra mais, sempre que é feita uma distribuição de dividendos o dinheiro é reaplicado. Exatamente como foi mostrado no texto do Fábio. É o B&H purista, que adotou essa estratégia por que dá certo, porque muitos foram os investidores que fizeram fortuna usando-a. E é justamente por isso que tenho medo, porque deu certo. Quem garante que continuará dando ?
Na minha opinião o B&H só tem espaço hoje se for um B&H 2.0. E o que seria isso ? Seria um B&H turbinado. 😉

Algumas formas de turbinar a estratégia B&H:

Fazendo lançamentos cobertos de opções;

Alugando suas ações; (quando não for possível lançar opções … o aluguel é a “última alternativa”)

– Definindo determinadas diretrizes que podem sim fazer com que você venda a ação; (mudança drástica na condução da empresa, sair de lucros para prejuízos …)

São formas de melhorar o desempenho da carteira e também de proteger seu capital.

Faz pouco menos de um ano que iniciei minha carteira de “longo prazo”, com PETR4. Tento sempre encontrar oportunidades de rentabilizá-la, através da venda de opções. Na hora que as coisas ficarem realmente feias (não em relação ao mercado ou à cotação dela, e sim com a empresa, o nicho de mercado dela) eu saio. Afinal ano passado ela caiu bem – comecei a comprar na região dos R$ 34,00 (!!!) e hoje está próximo de R$ 27,00. Mas por ter usado a estratégia versão turbo obtive um rendimento de quase 60% em 2010.

Comprei novas ações sempre que podia, reinvesti os dividendos e engordei a carteira com os rendimentos obtidos na venda coberta.

Mas o Buy & Hold deu certo por tanto tempo …

Sim, muitos são os exemplos de que a estratégia pura funcionou. O problema é que posso listar um mesmo número de vezes em que ele não deu certo. Para cada ação que apresentou um ótimo desempenho no longo prazo posso apresentar outra (ou até mesmo outras …) que apresentou um desempenho decepcionante.

Na hora que você compra para esquecer não tem como saber em qual das duas irá investir, se é na que subirá eternamente ou aquela que já deu tudo o que tinha que dar …

Muitos dirão que isso depende da análise do investidor, que se bem feita o afastará das empresas que não trarão bom resultados. Sim … quem sabe uma meia dúzia de pessoas estejam preparadas para isso, e o restante ? “É só comprar e esquecer, no longo prazo tudo dará certo”. Não amigo, no longo prazo só sabemos que estaremos todos mortos, é a única certeza que temos.

Quer usar a estratégia B&H ? Ótimo ! Use-a, mas use de forma correta, adaptada aos novos tempos. Use a versão 2.0 e seja feliz. E rico ! 🙂