Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Que bela correção, hein ? 😯

ibovespa diario 22072016

Com 10% de alta, depois do rompimento dos 52.000 pontos (região que sugeria a continuidade da alta), tivemos uma bela sequência de alta. 10 pregões, para ser mais exato. Até que veio a correção. Um dia de queda, com 0,22% de queda …

Seria o início da correção ? Se seria eu não sei … Só sei que depois dessa queda já vieram duas novas altas e cá estamos: 57.000 pontos.

Falta pouco para chegarmos no topo de 2015, nos 58.574 pontos. Aproximadamente 3% …

Será que veremos um repeteco do que aconteceu em 2003 ? Será que veremos um teste nesse topo ? Ou será que o movimento é forte o bastante para chegar nos 62k ? (que é o topo seguinte ao dos 58.740)

Confesso a vocês que esse movimento de julho (alta, em linha reta) e o de janeiro (baixa, em linha reta), me fazem refletir um pouco sobre a minha estratégia …

Ela funciona MUITO BEM em períodos em que o mercado se comporta de forma normal/natural. 80%, 90% do tempo ele se comporta dessa maneira … Conforme ocorrem os ziguezagues, com alternância de movimento, com altas e baixas, com correções dos movimentos anteriores, etc etc etc, os momentos de reversão me proporcionam os trades que tanto aguardo.

Já quando a coisa vai em linha reta … 😯

Não sei se já existe uma justificativa para “mudar” a estratégia. Afinal de contas, o que acontece nos momentos em que ele age naturalmente, é mais do que suficiente para fazer o que preciso fazer. Mas a reflexão acaba sendo necessária …

Permaneço de olho na região dos 56.250 pontos do Ibovespa. E agora, com a aproximação, nos 58.750 também.

Enquanto isso … permaneço só olhando mesmo. 😉