Clube do Pai Rico

CUIDADO !! Golpe novo na praça !

É impressionante como o repertório da turma não parece ter fim …

E o pior: eles vão ficando cada vez mais profissionais. (e consequentemente, mais difíceis de identificarmos)

Qual é a bola da vez ?

Bom, você certamente já recebeu um SMS “aleatório”, informando sobre a realização de uma compra, transferência ou PIX, que você realizou. Normalmente valores altos, em lojas conhecidas. E que você sabe que não foi você quem fez.

Normalmente eram mensagens cheias de erros de português. Bastava bater o olho para ver que tinha algo errado …

Mas como disse, os caras vêm refinando os golpes. 🙄

No lugar de um SMS (de um número desconhecido e aleatório), a coisa evoluiu e agora você recebe ligações telefônicas com o mesmo conteúdo do golpe “antigo”.

Ligação é mais “convincente” ou preocupante que um SMS. Concorda ?

E se no lugar de um SMS de um número desconhecido e aleatório, a LIGAÇÃO vier do SEU BANCO ?

Sim … uma ligação, do seu banco. Com o número na tela do identificador sendo o do banco. Sim, o número correto do banco.

Pois então … Não falei que o golpe tinha evoluído ?

Eu já recebi algumas ligações, de dois “bancos”: Bradesco e Caixa. (sendo que não tenho conta em nenhum dos dois …)

Em todas as ligações, o conteúdo era parecido: gravações que informavam uma compra, ou PIX, de alguns milhares de reais. (normalmente valores próximos a R$5k)

“Se você confirma a transação tecle 1, se não, o 2.”

ps: uma das ligações ocorreu às 4h30min … sim, de madrugada.

E sim, nos dois casos os números que apareciam na minha tela eram os números de contato do Bradesco e da Caixa. (disponíveis no site e nas redes sociais deles)

Agora, o problema não é esse … Afinal não tenho conta nas duas instituições. O problema é quando a ligação vem da instituição onde você tem conta.

Duas pessoas próximas passaram por isso. Banco do Brasil e Itaú. Número da tela (o identificador de chamadas do celular) mostravam o número do banco delas. Do outro lado, atendentes FALANDO com elas. Pessoas dando INFORMAÇÕES da conta delas. E agora ? É golpe ou é real ?

Na ligação, o mesmo script: compra/PIX/transferência de alto valor, querendo a confirmação de que foi a pessoa quem fez.

Para que possamos levantar mais informações, precisamos que você instale este app no seu celular …

O golpe tá aí, cai quem quer …

Ou não ?

Sim, a pessoa do outro lado pedia que fosse instalado um aplicativo no celular. Provavelmente um app que permitiria ao golpista recolher informações de acesso da pessoa. (senhas)

As duas desligaram na hora que a solicitação foi feita, por terem identificado a tentativa de golpe.

Mas e se a pessoa que havia recebido fosse mais velha ? Ou mais “desligada” ? 🙁

Eu juro que não consigo entender como eles conseguem “espelhar” o número das instituições financeiras, para que eles apareçam na tela do celular … Não consigo mesmo.

Por exemplo, pelo o que vi nas redes do Bradesco, eles até indicam que o correntista cadastre o número de contato no celular, para quando for preciso entrar em contato. Já imaginou você receber uma ligação, e na tela do seu telefone aparece o NOME do seu banco ? As chances de desconfiar diminuiriam, não ?

Mas não vem apenas de bancos …

Alunos do Double PUT Double CALL haviam me relatado há algumas semanas, que estavam sendo contatados pela XP. Na ligação/contato, onde o número de origem era o da própria XP, o atendente relatava uma tentativa de acesso à conta da pessoa.

Para que pudessem verificar o que estava ocorrendo, pediam que ela abrisse seu app do homebroker e informasse o token de acesso. Nem preciso dizer mais nada, não é mesmo ? …

Portanto:

Mais do que nunca, todo cuidado é pouco.

Desconfie de 100% das ligações que receber. Se parecer real, desligue e entre em contato você mesmo com o serviço de atendimento do seu banco/instituição financeira.

Nunca passe informações/dados pessoais em ligações que receber. Redobre a atenção e os cuidados com os teus dados de acesso.

Mas me conta: você já recebeu uma ligação dessa ?