Clube do Pai Rico

Como funciona o DDA – Débito Direto Autorizado ?

Na última segunda, dia 19/10, passou a funcionar o DDA – Débito Direto Autorizado. Mas antes de qualquer coisa:

O que é o DDA – Débito Direto Autorizado ?

O DDA é um sistema que permite que o cliente receba sua conta por meio eletrônico – através do e-bank ou dos caixas eletrônicos – ao invés do meio tradicional, boletos de papel enviados pelo correio. O sistema apresentará as contas para consulta, e o cliente decidirá quando e como pagar.

Este é o principal ponto que diferencia o DDA do tradicional serviço de débito automático. No débito automático o cobrador – telefone, luz, água … – envia a cobrança para o banco cadastrado, e ele faz o pagamento da conta no dia do vencimento. O DDA não, ele envia o aviso de pagamento para o banco e é o cliente que escolhe como e quando pagar. Este pagamento poderá ser feito via caixa eletrônico, internet banking ou na boca do caixa. Sim, você continuará podendo efetuar o pagamento no caixa tradicional. 🙂

Uma das principais justificativas dos bancos para a implantação deste sistema é o lado “sustentável” da coisa. Com o término do envio do boleto ao cliente, a quantidade de papel usada pelas instituições de cobrança é menor, e com isso menos árvores precisarão ser cortadas – perto de 400.000/ano. Mas na verdade a economia é muito maior em ouro aspecto: o econômico, literalmente. Pensem: Para que o cliente receba suas contas em casa o que é preciso ? Que um boleto seja impresso, o que tem um custo, e o envio via correio, que também tem um custo. Com o DDA estes dois custos foram cortados, pois é tudo feito eletronicamente. Pode ter certeza que esta é a principal.

O custo para implementação – desta primeira etapa – foi de aproximadamente R$ 20 Milhões ( fonte: Febraban ). Concordam que em poucos meses terão recuperado este valor ? 😉

Outra economia vem da forma de pagamento em si. Como as informações estarão disponíveis de forma eletrônica, os clientes provavelmente passarão a fazer o pagamento também desta forma, usando menos o pagamento via atendente de caixa.

Como se cadastrar no DDA ?

Simples: Entre em contato com o seu banco – através do 0800, no site do banco ou na agência bancária – e solicite o cadastramento no sistema DDA. Pronto ! O resto do “trabalho” é feito pelo seu banco e a empresa que faz a cobrança. Antes de fazer a pesquisa para este texto eu imaginei que o cadastro funcionava da mesma forma que o cadastro do débito automático, você precisaria cadastrar individualmente cada conta. Mas não, no DDA você faz somente o cadastro no sistema, e se o cobrador também for cadastrado você já passará a receber suas contas por meio eletrônico.

Quais contas podem ser cadastradas no DDA ?

Neste primeiro momento, infelizmente, não poderemos cadastrar todas as contas. As contas dos serviços públicos ( luz, água, telefone … ) e pagamentos de tributos ficarão de fora do DDA. Mas você poderá cadastrar as demais cobranças. Claro, como disse antes, desde que a empresa esteja cadastrada no sistema DDA …

Vantagens para o cliente

– Facilidade para o pagamento eletrônico das faturas

– Mesmo em caso de greve dos correios, você receberá suas contas em dia ( 🙂 )

– Mobilidade para o pagamento das contas. Em caso de viagem, você poderá acessar um caixa eletrônico e efetuar o pagamento de uma conta que esqueceu de levar junto ( 😉 )

– O cadastro no sistema é opcional. Caso o cliente deseje continuar recebendo suas contas do jeito tradicional – recebendo em casa seus boletos – basta não se cadastrar no DDA. Caso faça o cadastro TODAS as contas passarão a ser enviadas por este meio. ( desde que a empresa cobradora já tenha se cadastrado no sistema DDA … )

E você, pretende se cadastrar no DDA ?