Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Dicas ||| Português 55

A dica de hoje vem após um erro que cometi no post de comentários do livro “Google”.

Mas o google não é somente o mecanismo de busca, hoje em dia eles são um conglomerado, atuando em praticamente todas as áreas da web. Com uma característica marcante: serviço gratuito, as ferramentas angariam novos usuários a cada dia, e com isso, mais público para ver seus anúncios publicitários.  Criou-se um “circulo vicioso”, mais dinheiro entrando, que possibilita a criação – ou aquisição – de novos projetos que trazem mais usuários, que trazem mais anunciantes, que trazem mais dinheiro …

Encontrou o erro ?

Quem me chamou a atenção foi a Suzana Castro ( muito obrigado ! 🙂 ) para o detalhe: Essa descrição que fiz, não seria um caso de círculo virtuoso ?

Que erro feio …

Então fui atrás do significado de ambas as expressões: Círculo Vicioso e Círculo Virtuoso, e o que foi que encontrei ?

O chamado círculo vicioso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e consequências que sempre resulta numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação.

O ponto de partida e a conclusão, carecem de demostração. Um é demostrado pelo outro, formando assim um círculo.Um exemplo desta falácia é encontrado na explicação: a inflação, aumento generalizado de preços, corrói o poder aquisitivo dos salários, que precisam ser aumentados.Este aumento de salários, por sua vez, gera a necessidade de se elevar os preços dos produtos (característica da inflação),para o pagamento dos mesmos salários.

Fonte: Wikipédia

Infelizmente não encontrei uma tão direitinha para o “Círculo Virtuoso”, mas creio que podemos por analogia fazer uma defição:

O chamado círculo virtuoso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e consequências que sempre resulta numa situação que parece ficar cada vez melhor. Tudo o que é feito gera resultados que auxiliam na implementação de novas alterações que trazem novas melhorias, que geram resultados …

+- isso. 😀