Clube do Pai Rico

Dúvidas sobre o Straddle ?

Pergunta:

Boa noite Zé, como tá seu sábado à noite?! O meu está sendo estudando o conteúdo do seu site hehehe
Aprendi sobre straddle e agora vem a dúvida: Quando vc diz que esse tipo de operação é composta por 02 compras de CALL e PUT, estamos falando de realizar essas compras no mesmo papel ou em papéis diferentes?

Fiquei na dúvida, já que a CALL se valoriza com a alta e a PUT com a baixa da cotação. Se for do mesmo papel ainda não vi muito sentido, a não ser pelo que vc falou da velocidade da variação da cotação “beneficiar” uma das 02 pontas.

Agora se a estratégia contemplar que as compras são feitas em papéis diferentes eu vejo que poderá um papel subir e outro cair, “beneficiando” as 02 pontas. Nesse sentido, as velocidades das variações das cotações dos papéis poderiam turbinar a operação. Falei muita bobagem? rs, me corrige ai… Forte abraço

Resposta:

Opa ! Tudo certo Pedro ? 🙂

O Straddle é justamente isso que você falou: a compra de uma CALL e de uma PUT, do mesmo ativo, com o mesmo strike e o mesmo vencimento. 😉

Mas não é o tipo de operação que se deve usar a toda hora … (ao menos não se deveria)

Motivo ? Ela é beneficiada justamente em momentos de grande incerteza. Onde um possível movimento mais forte venha a ocorrer. Um movimento que pode ser tanto o de alta, quanto o de queda.

Um exemplo, e é o que volta em meia uso ao falar sobre o Straddle, é o pregão pós divulgação do resultado da empresa. Normalmente é um dia mais agitado para o papel, e que pode ser tanto de alta quanto de queda … Você já deve ter reparado como, na maioria das vezes, os ativos costumam ficar mais agitados no pregão posterior à divulgação de um resultado trimestral. Não ? 🙂

Pois então … Muitas vezes é algo completamente “desconhecido”. Não sabemos se aquele será um dia de alta ou de queda para o papel. Muitas vezes nos surpreendemos com o desempenho da ação, pois ao olharmos os números que haviam sido divulgados, esperávamos uma coisa, e veio outra … (mas deixa esse papo para outra hora, hehehe)

A ideia, como disse, é justamente que você possa se beneficiar em um momento onde há o aumento da incerteza. Onde a dúvida existe, e que você deseja capitalizar um possível movimento mais forte.

Se vier uma forte alta, a CALL se valorizará.

Se vier uma forte queda, a PUT se valorizará.

Mas claro … Isso em condições normais de “temperatura e pressão“. 😉

“Como assim, Zé ?”

Como disse, o Straddle se beneficiará do momento de incerteza. No “mundo das Opções”, quanto mais incerteza há em relação a um ativo, quanto mais expectativa há sobre algum evento, maiores serão os prêmios oferecidos pelas Opções.

Então, conforme o evento, o dia chave, vai chegando, esse clima já vai “dominando” o Mercado. E com esse aumento da incerteza, vemos também um aumento da volatilidade …

E essas são coisas que afetam diretamente o preço da Opção.

Para você ter ideia, é possível que o clima pré divulgação seja tão tenso, que os prêmios já estão obesos antes mesmo da divulgação do resultado propriamente dita. Com isso, o dia pós divulgação se torna apenas aquela válvula de escape que vemos na panela de pressão. Sabe ?

E quando ela é aberta, os prêmios começam a derreter …

Sim ! Já vi muita CALL caindo com vontade, mesmo diante de fortes altas da ação mãe. Bem como já vi muita PUT derretendo, mesmo com a ação mãe desabando …

Não, isso não é manipulação do Mercado. (por mais que existam “especialistas” que usem essa justificativa 🙄 …)

Então, lembra que falei que o Straddle é uma operação que serve para tirar proveito de um possível movimento mais forte, em qualquer direção, por conta de algum evento que venha a influenciar os ativos ? Mas que ele não é o tipo de operação que deveria ser usado a toda hora ?

Pois então … Justamente pelos motivos que falei há pouco. Do que adianta montar uma operação como essa, em um cenário que já apresenta prêmios acima do normal ? Onde a incerteza e a volatilidade já estão presentes, e com isso temos as Opções com preços “acima do correto” ?

O Straddle traz uma oportunidade e tanto, por não precisarmos acertar a direção. Precisamos apenas de uma maior intensidade do movimento. Porém, não dá para embarcar nesta operação com o barco já carregado … O ideal é pegar ele ainda vazio, um pouco antes dos outros tripulantes embarcarem, pegando um lugar confortável e que te permitirá acompanhar a paisagem. 😉

Já falei bastante sobre o Straddle, e o Strangle (uma variação da operação, onde ao invés de usarmos Opções com o mesmo strike, usamos strikes equidistantes, um pouco mais OTM), aqui no site. Se procurares por “Straddle” na ferramenta de buscas – na lateral direita superior do site – verás vários posts onde falo sobre essa operação. Vezes em que fiz, em que me preparei para fazer, e que não fiz. 🙂

Ah ! E o Straddle é uma das operações que integram o Double PUT Double CALL … 😀

Espero ter te ajudado ! 😉

(e se tiver mais alguma dúvida, não deixe de perguntar)

Abraços !