Homens e Borracha: a história dos negócios
“Zé, o que a história de alguém que viveu no começo do século passado pode nos ensinar nos dias de hoje ?”
Tanta coisa, pequeno gafanhoto … Tanta coisa … 🙄
O livro, que é praticamente uma autobiografia do Sr Firestone (sim, o dos pneus), mostra uma realidade completamente diferente da nossa. Um mundo onde a era moderna parecia ainda querer engatinhar. Longe da tecnologia e da velocidade que nos cerca.
Um mundo onde tudo ainda parecia não existir … E, consequentemente, um mundo onde tudo ainda precisava ser construído. (ponto para os que pensaram: “CARAMBA ! Então era um mundo repleto de oportunidades !)
Na real ? Um choque de realidade !
Primeiro pelo “amadorismo” com que as coisas pareciam ser feitas … Tudo meio na base do jeitão, sem medir muito as consequências e riscos. (que por sinal, foi uma das coisas que mais me chamou a atenção: os riscos que os trabalhadores enfrentavam naquela época … e o povo de hoje reclama !)
Outro motivo ? Os valores … Como o nosso dinheiro perdeu valor ! Meu pai do céu. 🙁
Sim, como brasileiros isso é algo “normal” para nós. Nosso dinheiro se perdeu no meio de tantos planos e no ritmo alucinante da inflação da década de 80 e primeira metade da de 90. Mas quando vemos valores em dólares, irrisórios, sendo as precificações da época, vemos que tudo mudou.
*** e mais recentemente, piorou ainda mais … lembre-se que bilhão é o “novo” milhão ! ***
Fui motivado pelo lado negócios da coisa. Me prendeu pelo lado nostalgia.
E sim, o livro traz alguns insights no lado negócios da coisa. O principal ? Tenha tempo para pensar !
Mas, não poderia deixar de destacar algo. Não somos o que somos por acaso … O Brasil tem presença marcante na história “desse cara”. Borracha te lembra alguma coisa ? Pois então !!
Durante muito tempo tivemos “o controle” da produção mundial. Nossas seringueiras produziam boa parte daquilo que era consumido. E graças a isso, a ganância dos “caras de BSB” (que não eram de BSB na época …) fez crescer os olhos e perderam a mão.
Sim, graças à falta de noção dos governantes da época, perdemos espaço para outros produtores, e a fortuna que a commodity gerava, passou a ir para outros países. Não é de hoje que a taxação quebra setores inteiros no Brasil …
Um ótimo livro para quem gosta de história. Para quem gosta de acompanha a evolução da sociedade. Para quem acha que hoje é tudo muito difícil … Para quem quer ver um pouco mais das coisas que ainda nos fazem ser o eterno país do futuro. 🙄
Leitura leve e agradável. 😀
![]() Nota do Site: | Homens e Borracha: A História dos Negócios Harvey S. Firestone Editora: Invest Books |