Clube do Pai Rico

Let’s back to Blog ?

Como você sabe, estou aqui desde que tudo era mato … Em março o Clube completa 21 ano de existência. 🙂

Vi e vivi muita coisa. Mas houve um período que me deixa com certa … saudade. Sim, ali perto de 2010. A Era de ouro dos blogs. O Youtube ainda não era o que é hoje. O Twitter engatinhava. O Instagram ? Não lembro se já existia … O Facebook (se não me engano) já estava lá também.

Naquela época (olha o velho falando, hehehe), eram os blogs que serviam de ponto de apoio aos que buscavam informação. Era neles que encontrávamos aquilo que precisávamos. (sem nos esquecermos dos livros, claro !)

Surgiu uma dúvida rápida ? Fazíamos uma busca rápida, liamos o conteúdo de alguns blogs, e tínhamos em mãos aquilo que precisávamos.

Estava lendo um livro, viu algo que te interessou, mas passou muito por cima ? Lá estavam os blogs para nos ajudar em um aprofundamento no tema. Era lindo.

E o melhor: diferentemente do que temos hoje, que ao buscar um tema, somos encaminhados a um vídeo, com 10min … 15min de duração, tínhamos textos sucintos, que iam direto ao ponto. Com uma leitura rápida, tínhamos o que procurávamos em apenas 3 minutos. (hoje os vídeos gastam isso só com a abertura e pedindo para seguir e curtir o vídeo)

Zé, seu velho !

Sim, eu sei que os tempos são outros … Que a evolução nos trouxe os conteúdos em vídeo. O Youtube é uma das ferramentas mais sensacionais que temos acesso, mas que muitos usam mal. 🙁

Mas não me culpe por achar que a forma que ocorria o aprendizado na Era dos blogs, era melhor. 🙄

Como disse, os vídeos no Youtube enrolam MUITO … São raras as exceções que nos trazem direto o que precisamos, sem ficar enrolando. E já sei que você dirá que esse tipo de vídeo pode ser encontrado no Instagram e no Tik Tok. Lá encontramos os vídeos curtos e rápidos. Mas já viu quão superficiais eles são ?

Deixam de lado a assertividade para ir direto ao assunto, e usam da superficialidade (e muitas vezes ignorância ?) para serem mais rápidos.

Como falei no Twitter/X:

Adoro essa turma da Educação Financeira miojo: trazem um conteúdo rápido de fazer, mas sem o mínimo de informação e “nutrientes” para a pessoa que o consome.

Resumo da ópera: é uma porcaria, mas o povo gosta e faz sucesso.

“Onde queres chegar, Zé ?”

O título deste post entrega o ouro. 😉

Eu quero convidar você a me ajudar em uma tarefa que pode ser difícil. Mas não impossível …

Quero que você me ajude a trazer de volta a blogosfera ! 😀

Se você tem um Blog, ou conhece alguém que tenha, me fale. Entre em contato ! Acho que para que possamos trazer de volta algo próximo a aquilo que já existiu, precisaremos de força. E essa força virá da união. (por mais piegas que a frase possa parecer, hehehe)

Já fazia parte da blogosfera, especialmente na parte de finanças ? Me avise.

Ainda faz parte ? Tem um blog ativo ? Me avise.

Quer começar um blog ? Me avise.

Sério, estou empolgado e com muita vontade de trazer um pouco daquilo de volta. 😀

Sei o quão produtivo e benéfico foi aquele cenário que tínhamos. Por que não tentar trazer ele de volta e poder ajudar (de verdade) as pessoas que consomem o nosso conteúdo ?

Mas Zé, hoje as pessoas só querem saber de buscar isso no Youtube …

Sim, muitos são os que fazem isso. E que continuarão fazendo isso.

Mas sei que MUITOS são os que consomem por lá, por ser o único local onde conteúdo novo vem sendo publicado. (poucos persistiram na produção de conteúdo em texto, como o maluco do Zé …)

Muitos são os que consomem no Youtube, e reclamam justamente da enrolação e encheção de linguiça que domina aquele espaço. 😉

Portanto … Let’s back to Blog, baby. 🙂