Clube do Pai Rico

Livros ||| O preço inteligente

Há algum tempo li um livro que mudou – e muito – a minha forma de pensar sobre a oferta de produtos e serviços: “Free: Grátis: O futuro dos preços“. Um conceito revolucionário me era apresentado (e em alguns casos onde já era visto, explicado), e ideias mil passaram pela cabeça. Imaginei que aquilo era o ápice do negócio, a melhor forma existente – e por quê não a mais inteligente ? – de se “cobrar” por algo. É tão bom quando vemos que nos enganamos nestes casos … 😀

O grátis “era” a forma mais inteligente, e diferentes, de cobrança ! Em “O preço inteligente” (Campus/Elsevier, 2011) vemos que o grátis é apenas uma das formas inteligentes de se fazer dinheiro, e que agradam muito os consumidores. Apresentarei apenas algumas das possibilidades, para não estragar a experiência que você terá ao ler esse livro. Entendeu ? Esse livro PRECISA ser lido. Ok ?

Pague o quanto quiser

Parece loucura, mas dizer ao cliente que aquele produto/serviço não tem um preço definido – podendo ser até mesmo de graça -, quem dirá o quanto quer pagar é ele mesmo, é uma ótima forma de ganhar dinheiro. Já imaginou você ter um restaurante, ou lançar um disco (um álbum de músicas …), ou um livro, sem definir o quanto vale aquilo, sem um preço pré-definido ? Acredite … muita gente imaginou, e o melhor: implementou essa ideia em seu empreendimento. E por mais incrível que possa parecer está ganhando dinheiro com isso.

O caso mais famoso foi o da banda Radiohead, que adotou a estratégia para o lançamento do álbum “In Rainbows“. As músicas eram oferecidas através da internet, para download, e os interessados é que determinavam o quanto pagariam por isso. Agora quer ficar perplexo ? A banda ganhou mais com as vendas digitais desse álbum do que ganhou com o trabalho anterior, onde o disco era tradicional – mídia física -, e tinha um preço tabelado. 🙂

Pague o quanto quiser – Mas eu posso não aceitar …

Como uma variante do método anterior, o “pague quanto quiser … mas pode ser que eu não aceite” trouxe de volta ao vendedor o controle sobre suas vendas. O cliente teria o “aparente” controle sobre o valor de compra, mas como havia a possibilidade de corte da oferta, pelo vendedor, a possibilidade do grátis não existia. Na verdade o preço mínimo era aquele que o vendedor estava disposto a oferecer, porém os compradores que fizessem uma oferta superior ao valor mínimo teriam a – falsa – impressão de que eram eles que estavam determinando o preço.

Desta forma o vendedor sairia feliz, por receber aquilo que desejava (na verdade ele sempre receberia mais do que isso, pois o cliente que fosse aceito teria feito uma oferta sempre superior ao valor mínimo …), e o cliente mais feliz ainda, pois o produto/serviço fora adquirido pelo valor que ele determinou, ele que “mandou”. 🙂

Compre hoje por x, mas se esperar mais 15 dias poderá comprar por x/2, ou não

E o que você acha de uma loja que inclui em suas etiquetas, além do atual preço de venda do produto, o preço que ele estará custando dentro de um determinado período. E se esperar mais um pouco, um novo preço, ainda mais baixo ! 😯

“Claro que todos deixarão para comprar na data que o preço estiver no valor mínimo !!!” Será ? E se a pessoa realmente quiser aquele produto ? E se ela achar que muitos estarão dispostos a comprar no preço “do meio” ? Você não tem como prever uma coisas dessas … É melhor garantir agora ou correr o risco de não conseguir comprar depois ? 😉

Tudo é possível !

O mais incrível que acontece após a leitura de um livro como esse é que saímos com o pensamento de que tudo é absolutamente possível ! Tudo ! Basta alguém tentar, alguém perceber um pequeno detalhe – que outros podem ter deixado passar – e com isso ganhar dinheiro de uma forma que nunca ninguém pensou antes. Ou melhor … que até pode ter pensado, mas por pensar que seria impossível acabou nunca tentando. 😀

Vai dizer que você não pensou, ao ler sobre o “pague quanto quiser” que todos poderiam escolher não pagar nada. Claro, isso é completamente possível … mas no meio de seus clientes sempre existirão aqueles que sabem que o que você está oferecendo tem valor, que tem um custo de produção. Serão eles que, usando o senso de justiça, trarão lucro ao seu empreendimento.



Nota do Site:

5 Moedas
O preço inteligente
Jagmohan Raju

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 224
Acabamento: Brochura
Formato: Médio