Clube do Pai Rico

Quem é o culpado pelo fraco desempenho de 2021 ?

Primeiro post de 2022 não poderia ser diferente … Feliz Ano Novo !! Que 2022 seja excelente, de todas as maneiras. 🙂

E como é o primeiro contato do ano, acho que seja o momento ideal para te convidar a fazer um exercício. 😉

Calma, coisa simples. Um exercício que visa melhorar as coisas. Um exercício que te permitirá ter um resultado melhor neste ano que está apenas começando.

Aproveite que hoje é o primeiro dia útil do ano, e que provavelmente você está num ritmo mais lento. Provavelmente de férias/recesso … Mas se já estiver trabalhando, também pode fazer. 😉

Olhe o seu desempenho no ano passado. Focaremos apenas no lado investimento da coisa. Combinado ?

Ao olhar o resultado obtido, me diga: você conseguiu superar o Ibovespa ? Em 2021 ele apresentou queda de -11,93%.

Conseguiu ? Ótimo !! 🙂

Não conseguiu ? Sem problema ! 😉

Qual foi o seu resultado em 2021 ? Consegue identificar o principal responsável pelo rendimento obtido ? Foi a remuneração da renda fixa ? Foi o fraco desempenho da Bolsa ? Foi culpa do dólar ?

Sinto lhe informar … mas o único responsável pelo resultado obtido em 2021, é você mesmo. Sim, você. 🙄

Insistimos em encontrar culpados/responsáveis pelos nossos problemas/resultados fracos, enquanto abraçamos com todas as forças para nós mesmos, os louros da vitória …

Então, lamento … Mas o que aconteceu com o seu dinheiro em 2021, é responsabilidade sua. Foi você quem escolheu onde investir. Foi você quem escolheu as proporções da carteira. (% renda fixa, % renda variável, etc) Foi você quem comprou/vendeu naquele determinado momento.

Ah, seguiu a indicação de casas de research ? Ou seguiu os calls operacionais dos youtubers ? Ou foi na onda daqueles caras que “não te dizem para fazer determinada coisa, mas assim … compraram essa determinada ação e eles te asseguraram que ela vai explodir !!”

No final das contas, a decisão propriamente dita, é sempre da própria pessoa. Foi ela quem decidiu fazer. Foi ela quem decidiu dar ouvidos e ir na onda dos gurus …

Então, neste momento, te convido: olhe o seu resultado de 2021. Com calma. Operação por operação. Case por case … O que te levou a investir em cada ocasião. Gráfico ? Fundamentos ? Dica de influencer ? O que deu certo ? O que deu errado ?

Quando deu certo, foi realmente pelos pontos analisados ? Pois não adianta nada mirar nas eleições, esperando uma queda por causa dela, e acertar porque o Covid pegou … 🙄

(sim, acertou do mesmo jeito, mas o acerto veio por um outro motivo que não era aquele que você levantou como sendo uma “vantagem operacional”)

De novo: olhe o seu resultado de 2021. O que poderia ser melhorado ? O que poderia ser feito ? O que poderia ter sido deixado de lado ? O que poderia não ter sido feito ?

Sim, é importante olharmos com cuidado, e acima de tudo … muito carinho ! Somente analisando o que fizemos, temos o feedback necessário para ver o que funciona, e o que não funciona. O que pode e deve ser levado adiante, ou o que deve ser abandonado.

Mas lembre-se do mais importante: o responsável pelo o que ocorreu em 2021 somos nós mesmos. 😉

Um excelente 2022 ! E que após a análise do que ocorreu em 2021, você possa obter uma melhora considerável nos resultados deste ano que acaba de começar ! 😀

Feliz Ano Novo !! 🙂