Clube do Pai Rico

Você quer atingir a Independência Financeira por qual motivo ?

Lembram que fiz uma pesquisa, no mês passado, com este tema ? ( se ainda não participou, pode participar, quanto mais diversificado ficar, melhor )

Você quer atingir a Independência Financeira por qual motivo ?”

Até o momento, os motivos que mais apareceram foram:

# Mais tempo com família;

# Trabalhar no que gosto e não por obrigação;

# Ajudar outras pessoas;

# Não precisar acordar cedo;

# Aproveitar a vida de forma intensa;

# Fazer as atividades que gosto na hora que eu gosto;

# Ir para onde eu quiser sem precisar me preocupar com muita coisa;

Dê uma olhada nestes itens, com muito carinho e atenção … Pronto ? O que mais lhe chamou a atenção ? Creio que foi o mesmo que eu: A maioria destes pontos podem ser feitos agora mesmo, sem a necessidade da IF … não é mesmo ?

Você não pode dedicar um pouco mais do seu tempo para a sua família hoje mesmo ?
( inclua também os amigos … )

Claro que pode ! Não se esqueça que no momento que você for financeiramente independente, você terá todo tempo do mundo livre … os outros “não”. Mas claro, com isso não haverão mais choques de horários, quando eles estiverem livres, você também estará. Mas por que não tentar organizar um pouco melhor sua agenda para que tenha esse tempo hoje ? Não é melhor trocar algumas horas da semana ( de noite por exemplo … ) para o trabalho, por algumas horas livres no final de semana ? Tenho certeza que você pode fazer isso.

Trabalhar somente com o que gosta. Tirando pouquissimos casos, você não é obrigado a trabalhar no que trabalha só pelo dinheiro. Se o que você faz atualmente não te faz feliz, comece a “mover as peças” para que em breve possa mudar de emprego, de área … trabalhar com o que não gosta é uma das piores coisas do mundo. O negócio vai te sufocando … vai tomando conta de você, e quando menos percebe já está completamente perdido …

Ajudar outras pessoas. Você realmente acha que só poderá fazer isso quando estiver 100% livre ? Sim, você poderá ajudar MUITO MAIS quando estiver 100% livre, mas nada o impede de começar devagar … ajudar algumas poucas pessoas hoje mesmo. Existem inúmeras formas de ajudar. Pegue o que entende – não precisa ser fera, basta saber um pouco mais que a maioria – e se ofereça para ajudar alguém próximo que tem problemas nessa área. Como você acha que o Clube do Pai Rico surgiu ? 🙂

Aproveitar a vida. Realmente, quem não tem tempo para a família/amigos e trabalha no que não gosta, nunca poderá dizer que aproveita a vida … mas como já vimos, você pode começar hoje mesmo a mudar isso, não pode ?

Tempo. Como sempre ele … o tempo … 1 hora perdida é 1 hora perdida e pronto. Você não tem como recuperar. Não pode comprar ou ganhar de quem tem tempo livre … Na minha opinião este sim é um dos bens mais valiosos do mundo … As vezes fazemos algumas coisas para “economizar” ( limpamos nossa casa, vai de ônibus para algum lugar ao invés de ir de carro ), mas já botou na ponta do lápis o custo do tempo “perdido” para fazer isso ?

Claro que existem momentos onde temos que apertar o cinto de todo lado, mas quando não, por que não contratar alguém para “te dar esse tempo” ? Por que não pegar o carro, ao invés do ônibus, que demora 3x mais, e ganha esse tempo ?

Acordar Cedo. Infelizmente esse é uma das poucas coisas que não dá para mudar, hehehe. Vou dizer para vocês: “Dormir até acordar” ( sem ser acordado pelo despertador … ) é uma das melhores coisas que existe … hehehe. Mas se não é possível … o que fazer ?

Você já tentou … dormir mais cedo ? As vezes ficamos acordados até mais tarde para ver algo na TV, que não vai trazer nada em troca … e com isso comprometemos o sono, pois dormir 1h mais tarde significa 1h a menos de sono … afinal o despertador vai tocar no mesmo horário, não importa que horas você tenha dormido …

Viu ? Muitas das coisas que achamos estarem “disponíveis” somente quando atingirmos a IF estão ai … acessíveis para todos. Não importa quanto ganhe, não importa o que faça …

Você não precisa pensar que só terá isso quando estiver lá … 🙂

Mas não tiro o crédito de quem usa estes pontos como incentivo para atingir a IF. Se é uma coisa que você realmente quer, e que só enxerga a possibilidade de ter quando atingir a IF, definir este objetivo te dará um gás ! Será aquele folego extra quando o negócio apertar … mas pense bem … veja se o que você quer não pode ser melhorado hoje, nem que seja um pouco …

A Independência Financeira te dá muitas alegrias, mas se você não cuidar hoje, poderá te trazer muitas tristezas …

Se o que falei hoje conseguir ajudar uma pessoa, já terei ganho o meu dia. Opa, ajudei sem precisar usar muito do meu tempo … hummmm 😉

Abraços !