Clube do Pai Rico

Bolsa divulga a 2ª prévia do índice bovespa

Como você já deve saber, o índice bovespa nada mais é do que uma “coletânea de ações de determinadas empresas, cada uma com um determinado peso” e é a variação na cotação destas ações que determina quanto o índice sobe, ou desce, em um certo pregão.

Esta carteira é rebalanceada de tempos em tempos (3 revisões por ano) para que ela possa espelhar de forma mais “natural e justa” o retrato do mercado. São incluídas as ações de maior volume negociado que atendem a determinadas regras impostas pela bolsa.

Até mesmo as regras costumam mudar, como foi visto há alguns meses com uma alteração que impedia que ações que valessem menos de R$1 participassem do índice. A medida foi tomada para evitar que eventos como o da OGX se repita. (a meu ver isso não é o que impede que isso volte a se repetir, mas sim uma bolsa mais clara e transparente que impeça que empresas “tocadas” da forma como a OGX vinha sendo “tocada” se criem no mercado …)

Ok, mas qual é o motivo de eu estar falando isso ? Comunicar-lhes as mudanças apresentadas pela 2ª prévia do índice. E parece que foram grandes … Compare as 5 ações de maior peso na formação atual e a formação “temporária” do que vem substitu-i-la:

Atual

Petrobras PN (8,119%), Vale PNA (7,995%), Itaú Unibanco PN (6,544%), Bradesco PN (5,325%), e Petrobras ON (3,960%).

A prévia da que passará a vigorar em maio:

Itaú Unibanco PN (9,524%), Bradesco PN (7,593%), Petrobras PN (7,127%), Vale PNA (6,035%), e Ambev S/A ON (5,611%).

Impressionante o aumento da participação dos bancos … Praticamente 50% a mais do que a formação atual ! Enquanto isso a PETR4 perde aproximadamente 15% e a VALE5 25% !! 😯

Mas … o que isso significa para nós, investidores individuais ? Bem, além de ficarmos sabendo quais são as empresas e setores que realmente “comandam” a bolsa, é importante ficarmos de olho na mudança que virá a ocorrer com as ações que fazem parte da nossa carteira.

Por quê ?

Simples, como você também já deve saber, existem diversos fundos de investimento que tentam replicar o índice, eles compram as ações que formam o índice numa proporção que torne suas carteiras o mais parecidas possível com a real formação do índice.

Agora me diga, o que acontece com estas carteiras quando há mudança do índice ? BINGO ! Mudança nas carteiras ! Os bancos e fundos precisam comprar/vender as ações que tiveram seus pesos alterados para que se adequem à nova formação da carteira que forma o índice que elas seguem.

Isso … em teoria, as ações do Itaú e do Bradesco sofrerão um aumento na demanda, mais ofertas de compra, do que o habitual. Enquanto as da Petro e da Vale sentirão um aumento na oferta, mais ofertas de venda, do que de costume. Claro … isso por um breve momento (que obviamente não é divulgado por quem faz este rebalanceamento da carteira dos fundos), podendo ser deixado para os “47′ do segundo tempo” ou sendo feito de forma um pouco mais gradual até a data limite, já acompanhando as prévias divulgadas pela bovespa.

Garanto que muitos dirão que isso não existe … que não acontece … que blá blá blá … e eu digo que estas mesmas pessoas são aquelas que comemoram quando a empresa anuncia uma recompra de suas ações em mercado. Não, elas não comemoram somente por causa da diminuição do free float e do aumento proporcional “da fatia do bolo”, eles comemoram por causa da … pressão extra (no caso de compra) que surgirá no mercado. 😉

É garantido que as ações do Itaú e do Bradesco subirão ? É garantido que as da Vale e da Petro cairão ? Não. Mas que vale a pena acompanhar vale. 🙂

Para ajudar: (resultado em 2014 no momento em que escrevia o post)

PETR4 (-1,91%)

VALE5 (-11,32%)

ITUB4 (+12,79%)

BBDC4 (+13,94%)

Será apenas uma coincidência que quem ganhou mais peso esta se valorizando, enquanto quem perder peso está se desvalorizando ? Só o tempo nos dirá. 😀