Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


E o desespero toma conta dos que acabaram de entrar na Bolsa …

Neste momento, uma bela parcela dos investidores que iniciaram sua jornada no terreno da renda variável já começa a se questionar se tomou a decisão correta ao entrar na Bolsa. Uma queda aproximada de 20% em menos de 1 mês foi o suficiente para que isso começasse a ocorrer …

Alguns já desistindo por completo do mercado, outros xingando até a mãe do cara que leva as boletas de compra e venda. Mas um sentimento “padrão” de desconforto é facilmente percebido nesse grupo.

Imagine você … Muitos dos que acabaram de começar a investir em Bolsa neste momento, fizeram sua estréia por conta da queda dos rendimentos da renda fixa. Vindo de 14% ao ano para 6,5%, a rentabilidade despencou e os rendimentos, magrinhos, foram o gatilho para a migração.

Mas na maioria dos casos era comum vermos um costume enraizado nestes novos investidores: o desconhecimento de que “existem perdas” para uma carteira de investimento. A rentabilidade positiva “para todo o sempre” da renda fixa, em seus elevados níveis, ajudou nisso. E um baque de 20% (em alguns casos superior a isso, vide PETR4 com quase 50% de queda no mesmo período) é uma pancada de 20%, para qualquer um.

Em termos de rentabilidade atual, isso é praticamente o rendimento que eles estariam obtendo em 3 anos de renda fixa !! (será que já pararam para fazer essa conta ?)

quazzz nada …

Como disse, não é que uma queda de 20% no “valor” dos seus investimentos não assuste … O problema maior é a forma com que você reage a isso. E justamente essa reação diz muito sobre a forma com que você investe.

Não está entendendo ? Vou explicar melhor então …

Para muitas pessoas, uma queda de 20% é o equivalente a 3 anos de renda fixa, como já disse. Para outras, 20% de queda é uma janela de oportunidade “sem precedentes” !!

Quando víamos o índice rondando os 85 mil pontos a coisa que eu mais ouvia era: “Não consigo comprar Bolsa nesse patamar, já subiu demais, tá tudo muito caro !!”. E agora, após a correção, quando viemos à casa dos 71 mil pontos ? “Nem cogito comprar nada, tá doido ? Mercado derreteu, está arriscado demais !!”

Isso quando essa última pessoa não era a mesma que comprou nos 85k alegando que aquilo era só o começo e que os 100 mil pontos estavam logo ali

A forma com que as pessoas reagem às diferentes condições do mercado é algo interessante de ser observado. Alguns arrancam os cabelos, se desesperam. Outros têm um “leve” sorriso no rosto, sem motivo aparente.

Não, não é sem motivo aparente. Provavelmente esteja sorrindo por causa da oportunidade que bateu na sua porta. Está sorrindo por ter uma estratégia traçada, por pensar lá na frente e não somente no agora. Por saber que seu aporte neste momento lhe possibilitará comprar mais ações do que comprou no mês passado.

Sim, o momento atual é aquele que revela os que compraram ações para um “tiro curto” e que acabaram virando longo prazistas por falta de escolha. É aquele que nos mostra quem entrou no mercado por conta do oba oba, sem nenhum plano em mente … somente o “comprar para vender mais caro”.

É claro que o desespero vai tomar conta daqueles que entraram sem saber o que deve ser feito. Daqueles que entraram sem saber como funciona. Que entraram por entrar …

Quem entrou com o conhecimento necessário pode até estar sentindo um pouco de angústia pelos 20% de queda. Mas sabendo como a coisa funciona, vislumbram um belo desfecho desta história. 😉

Você é um dos que está sofrendo com a queda ? Um dos que já está pensando em largar mão do mercado ? Te dou uma sugestão: antes disso, dedique um tempo (antes da decisão final) ao estudo das possíveis estratégias que poderia usar para aproveitar o que está acontecendo, estratégias que poderiam te ajudar reverter o quadro atual.

Por exemplos, antes de jogar tudo pro alto, estude sobre como funciona o mercado. Você entrou, ganhando, sem saber nada … bastou uma primeira derrapada na curva para que você fosse jogado pra fora da estrada. Pegue este momento dolorido e estude sobre o que é a Bolsa de verdade. Se deseja somente um apoio para se reerguer, busque se aprofundar nos estudos de estratégias e operações que possam te ajudar a atingir esse objetivo.

Sim, é neste momento que eu vou lhe dizer:

Se você quer aprender os reais fundamentos da Bolsa, como funciona, qual a lógica por trás dela, porquê o momento atual é interessante, além de ter acesso a uma estratégia extremamente simples e que tira proveito de momentos como o atual, conheça o Minha 1x na Bolsa.

Se você quer encontrar uma estratégia que pode lhe ajudar a recuperar parte do capital perdido neste meltdown, conheça o Double PUT Double CALL. Não custa nada lembrar que eu desenvolvi a estratégia após uma perda TOTAL do meu patrimônio em 2005 … Ela surgiu pela necessidade de eu ter em mãos algo que impedisse que aquilo voltasse a acontecer, e que me possibilitasse a recuperação do capital que havia sido perdido.

Acredite: ganhar na alta não lhe traz ensinamento algum … Agora, a perda obtida em um momento de queda como o atual … te proporciona um aprendizado que não será encontrado em nenhum curso universitário. 🙂

Já são 20 anos de experiências acumuladas em Bolsa. Todas na prática. Todas sentindo na pele os efeitos das decisões corretas, e das erradas …

Aproveite a ocasião para fortalecer as bases. Use as perdas como combustível para ir além, para dar o próximo passo.

E não, você não precisa (e nem deve) desistir do investimento em Bolsa por conta de uma perda de 20% … Isso você recupera, basta ter a ferramenta certa em mãos. Basta ter o conhecimento necessário para que isso aconteça. 😀