EUA: Execuções de hipotecas crescem 18% apesar de plano do governo

Mas pera lá … as coisas não estavam melhorando ?

EUA: Execuções de hipotecas crescem 18% apesar de plano do governo

Nova York, 10 – O número de propriedades nos Estados Unidos para as quais uma ordem de execução de hipotecas foi entregue caiu 0,5% em agosto, em comparação com o recorde de julho deste ano, mas cresceu 18% ante agosto do ano passado, de acordo com a empresa RealtyTrac, que monitora o mercado imobiliário.

O executivo-chefe da RealtyTrac, James Sacaccio, disse que o relatório de agosto demonstra que os números de execuções de hipotecas ainda trazem “uma ampla oferta de propriedades”. O dado vem a público no momento em que o fluxo de propriedades reclamadas por credores e colocadas no mercado para revenda está “sendo regulado com mais cuidado”, destacou ele.

Os dados mostram também que tanto o número de propriedades cujos donos entraram em default por falta de pagamento quanto o de imóveis que deverão ir a leilão público bateram recorde.

Ordens de execução de hipotecas foram feitas em 358.471 propriedades nos Estados Unidos durante agosto, abaixo apenas 0,5% do recorde de julho, que já representou o terceiro recorde de execuções em cinco meses. A RealtyTrac começou a publicar o relatório em 2005.

O relatório da RealtyTrac foi publicado logo após o estudo feito pelo Departamento do Tesouro americano, o qual informou que o programa de prevenção de execução de hipotecas feito pela administração do presidente Barack Obama, de US$ 75 bilhões, teve pequeno impacto em agosto. Grandes empresas hipotecárias ainda colocam obstáculos ao sucesso do programa. Crescem as preocupações de que o esforço, que confia em pesados incentivos do governo para credores e devedores, não será o suficiente para barrar a crescente execução de hipotecas ao redor do país.

Cerca de um a cada 12 mutuários está com atrasos sérios no pagamento da sua hipoteca, informou recentemente a Associação de Banqueiros Hipotecários.

O Estado de Nevada continua a liderar a lista nacional da RealtyTrac de execuções de hipotecas, com uma a cada 62 unidades residenciais recebendo uma ordem de execução de hipoteca. A Flórida está em segundo lugar, com uma a cada 140, e a califórnia vem após, com uma a cada 144.

A RealtyTrac diz que em números absolutos a liderança na execução de hipotecas está com a Califórnia, com 92.326 propriedades em agosto. De qualquer maneira, as execuções de hipotecas na Califórnia caíram 9% sobre o ano anterior. Em seguida está a Flórida, com 62.401 execuções em agosto. Combinados, os dois estados mais atingidos responderam pelo total de 43% das execuções hipotecárias em agosto.

A cidade de Las Vegas tem o mais alto índice de execuções de hipotecas entre as áreas metropolitanas americanas, com pelo menos 200.000 pessoas, e uma a cada 53 casas ou apartamentos, recebendo uma execução hipotecária em agosto. Seis regiões na Califórnia também estão entre as 10 com maior índice de execução. As informações são da Dow Jones.

Onde isso vai parar …