Clube do Pai Rico

Livros ||| Walmart

Você provavelmente já deve ter visto a FANTÁSTICA campanha lançada pelo Walmart há algumas semanas. Se não, aproveite para assistir:

Inovação ! Acredito que esta pode ser a palavra escolhida para melhor descrever esse “supermercado”. 🙂

E foram tantas …

Inovaram na hora de fazer o preço. “Preço baixo todo dia”, é o lema. Renegociaram com os fornecedores, cortaram a margem de lucro, reduziram os custos trabalhistas, encolheram a cadeia (tirando fora alguns atravessadores, negociando diretamente com as fábricas).

Inovaram na hora de armazenar o estoque. E criaram estruturas enormes, gigantescas. Tiraram proveito do código de barras, das etiquetas com rádio frequência. Inovaram na forma de organizar o estoque. Inovaram na forma de distribuir e entregar as mercadorias nas lojas.

Inovaram na logística. Quem pensou em colocar uma linha de trem dentro do centro de distribuição ? Facilitando a hora de colocar nos caminhões para levar para as lojas.

Inovaram … não, na área de comércio online ainda não. 🙂

Tem que ame, tem que odeie …

Normal. Mas nos EUA existem verdadeiros exércitos contra o Walmart. “Eles são responsáveis por quebrar muitos negócios de família, pequenos comércios de bairro” … “São responsáveis pelos baixos salários pagos à categoria” …

Sim, podem ser mesmo … Mas eles também são responsáveis pelo controle da inflação nos EUA por um longo período da história. Sim !! A política de sempre oferecer o menor preço, adotada pela empresa, permitiu que a inflação de uma ampla gama de produtos nunca chegasse ao consumidor final. (não lembro qual foi o político que falou isso … alguém ajuda a lembrar ?)

Nos Estados Unidos é onde eles têm mais força. Mas a presença é percebida em muitos outros países. Até aqui no Brasil. 🙂

(no meio do ano passado eles venderam 80% do que tinham no Brasil)

Ok … Não é em todo lugar que eles conseguem emplacar. Europa é um exemplo. Tentaram na Alemanha, perderam e desistiram.

Não foi só lá, na Ásia eles volta e meia levam uma lambada …

Mas nos EUA … não é a toa que uma das proprietárias é a mulher mais rica do mundo.

Gigante

É engraçado, mas muitas são as empresas que conhecemos grandes, gigantes, sem que consigamos pensar que algum dia, em algum momento, elas surgiram do nada. Não é mesmo ?

Pensa assim … a empresa tem hoje, no mundo todo, aproximadamente 2,5 milhões de funcionários.

😯

Impressionante. Não ? 😀

Uma leitura bem interessante para quem gosta de conhecer um pouco da história, literalmente, das grandes empresas. 😉

 

Walmart

Nota do Site:
5 Moedas

Walmart
Natalie Berg – Bryan Roberts

Editora: Elsevier
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 264
Acabamento: Brochura
Formato: Médio