Clube do Pai Rico

Rally de Natal – 2014

Já falei com vocês, em outra ocasião, sobre os “eventos de calendário”. Naquele momento abordei o “Sell in may and go away” e tentamos montar um relatório dos últimos anos para termos um dado estatístico sobre a realidade, ou não, do jargão popular. (foram duas ocasiões, em 2013 e 2014)

Hoje falarei sobre um ainda mais famoso que o anterior: o Rally de Natal da bolsa. O real motivo, o real “combustível” para essa alta, é ainda apenas uma especulação … Uns dizem que seriam as bonificações de fim de ano sendo aplicadas na bolsa, outros que seria o clima festivo de fim de ano contaminando os investidores, ou então os fundos tentando turbinar seu desempenho anual. Outros dizem ser apenas um exemplo da existência do bom velhinho e seus poderes mágicos … 😉

Mas … existe realmente um Rally de Natal ?

Da mesma forma que fiz ao demonstrar a existência do “Sell in may and go away“, recorri ao bom e velho gráfico de longo prazo, em escala mensal, para verificar a realidade dos fatos.

Antes de mais nada: para ter um Rally de Natal, considerei como um mês de dezembro em alta. Adotei uma variação próxima de 2% para que a alta (ou baixa) fosse contabilizada e fiz um levantamento partindo do ano 2000.

E confesso que me surpreendi com o resultado obtido. 😯

Sim, em meus 17 anos de mercado (operando), e quase 35 como observador, pude constatar que a alta realmente ocorria, porém nunca coloquei “no papel” os anos em que ocorreu, ou não, uma alta no último mês do ano.

De 14 anos, 12 foram de alta !

Sim, se surpreendeu também ?

O levantamento apontou a espantosa estatística de que em 14 anos, 12 foram de alta, 1 de queda e 1 onde não houve variação. (foi inferior a 100 pontos, para baixo)

2011 foi o ano em que o mercado andou de lado, e 2013 foi o que tivemos queda.

Nada nesta vida é 100% garantido, tratando-se de bolsa então, esta estatística é ainda mais “furada” … Mas uma estatística que aponta 85% de acertos é para que no mínimo fiquemos impressionados … não ?

A marca inicial para o acompanhamento de 2014 será a de 54.719 pontos. Após o último pregão do ano retorno aqui para atualizarmos nossa base de dados e para vermos se teremos um reforço à teoria ou não.

Mas me diga … Para você, teremos um Rally de Natal na bolsa em 2014 ? O espaço para os comentários é de vocês ! 😉