Clube do Pai Rico

Você sofreu um acidente e está em coma … Quem acessará o SEU dinheiro para pagar as despesas ?

Pergunta:

Zé !

Já parou para pensar que como investidor, aprendemos a investir a colocar o dinheiro e a tirar do mercado, até aí ok!
Mas se do nada você como investidor pai de família acontece alguma coisa.
Sofre um ACIDENTE, fica em COMA ?

No caso precisa de todo o dinheiro para os gastos do hospital uma cirurgia as pressas.
Quem irá operar para você, você não deu as senhas de acesso da sua conta na corretora ou PIOR NÃO DISSE para um familiar que tem essa grana toda aplicada na corretora .

Já pensou nisso ?

Dizer para alguém de confiança as senhas e ensinar essa pessoa como deverá agir numa necessidade em caso de coma ou acidente.
Afinal vão precisar de toda grana para o hospital e você não tinha plano de saúde ou outro seguro, aquele dinheiro de emergência não paga os custos todo .

Resposta:

Bom dia Vinicius,

Pô … você tocou num assunto REALMENTE DELICADO ! Algo que simplesmente ignoramos na maioria das vezes …

Vi que você focou especificamente no investimento em ações. Mas consegue perceber que o mesmo é válido para aplicações mais simples como poupança, CDB, Tesouro Direto, Fundos de Renda Fixa, etc etc etc ? Se a pessoa não tiver conta conjunta, ou não permitir que outra pessoa possa movimentar a conta em seu nome, aconteceria exatamente a mesma coisa … 🙁

Ok … Ok … Ok …

Falando especificamente das ações, a coisa pode ser um “pouco mais complicada”. Afinal de contas a pessoa pode ter centralizado o gerenciamento patrimonial da família por toda uma vida e nenhum outro membro saiba como mexer no mercado. Ou até como você mesmo disse, nem saiba que aquilo existe …

Bom, o lado “não saber como se mexe” é facilmente resolvido (não, não vou aproveitar o gancho para divulgar o “Minha 1x na Bolsa“), pois a pessoa poderia entrar em contato com a corretora, explicando o que aconteceu e solicitar uma ajuda para a própria corretora em relação à venda das ações para a liberação de dinheiro para o pagamento de despesas do hospital.

Mas cá entre nós … mesmo eu falando que não ia falar sobre isso … Não está mais do que na hora de tornarmos o conhecimento sobre como se investir em ações algo trivial ? Não é simples solicitar um resgate de um valor depositado na caderneta de poupança ? Pois então … Solicitar o “resgate” do valor aplicado em ações é tão simples quanto. 😉

Mas como solicitar isso, se não sou uma pessoa autorizada a fazer isso ?

Se não estou enganado você pode preparar uma procuração, reconhecida em cartório, que lhe dá essa permissão. Se a pessoa está incapacitada de realizar o resgate das aplicações de renda fixa, ou a venda de ações, e não existe ninguém autorizado a exercer tal função, e existe a necessidade de pagamento de valores, uma procuração específica poderia ser usada nesta situação. Provavelmente não seja algo simples e rápido de ser feito (leia-se: de imediato)

O mais importante é ver que não é uma exclusividade do investimento em Bolsa. A situação pode acontecer para o investimento em Bolsa, poupança, CDB, fundos, etc … E o caminho certo para isso é a inclusão de uma segunda pessoa, um segundo titular, em sua conta do banco e na corretora. (e não simplesmente compartilhar a sua senha)

Mas a tua questão me leva a uma reflexão … É impressionante como deixamos os pontos “emergenciais” das coisas em segundo plano. Não é mesmo ? Praticamente não damos bola para isso, até a hora em que se faz necessário.

Muito obrigado por ter trazido o tema a discussão. 🙂

Aproveito e pergunto: alguém já passou por situação parecida ? Como procedeu ?

Abraços !