A dieta do bolso

Olha … já fazia algum tempo que eu não lia algo voltado à Educação Financeira raiz. E que grata surpresa foi este livro da Eliana ! 🙂

(saudades da coleção Expo Money … foi um momento onde vários títulos foram lançados, atendendo reais necessidades de quem estava começando a se interessar sobre investimentos naquele momento 2007 … 2008)

Pontos importantes sendo abordados, com linguagem simples e direta. Como deveriam ser todos os conteúdos voltados aos pontos básicos deste tema. 😉

Em “A dieta do bolso“, vemos uma analogia interessante sendo trabalhada. Algo que você, fiel leitor do Clube, já viu sendo abordado: Finanças e a sua pança, qual a semelhança ?. Mas no livro a Eliana consegue se aprofundar mais na discussão.

Nos dois casos, bolso e barriga, acabamos errando muitas vezes nos “pequenos detalhes”. E eles, com o passar dos meses e anos, vão se acumulando e ganhando maiores proporções. Algo que no início não parece ser nada, passa a ser uma calça que não fecha mais … Um saldo que insiste em ficar no negativo …

Detalhes. Coisas simples e básicas, mas que justamente por isso acabam tendo efeitos “inesperados” mais pra frente.

Quem poderia imaginar que alguém que não faz exercícios, e come “mais do que o normal” todos os dias, estaria gordo, obeso em alguns anos ? Quem poderia imaginar que aquele “pô, eu mereço me presentear !” constante estaria drenando suas finanças ?

É … Todos sabem como a balança e os balanços funcionam. E mesmo assim, continuam insistindo no erro. 🙄

No livro vemos diversos aspectos dos dois problemas sendo abordados. Mas não, nenhuma dieta milagrosa foi apresentada.

Por que não ? Simples: elas não existem. Cada pessoa possui características únicas, e por isso, precisa adotar estratégias, abordagens específicas para encontrar uma solução.

Sim … A base é igual: comer direito e fazer exercícios, gastar menos do que ganha, mas a melhor forma, a forma ideal de fazer isso, pode não ser a mesma para a Aninha e para o Joãozinho. As necessidades e desejos de cada um deles influência suas decisões de formas diferentes. E isso precisa ser levado em consideração.

Por exemplo: para alguém, deixar de comer aquele pacote diário de bolacha recheada é o suficiente para ver os quilinhos extras indo embora. (de forma lenta e gradual, aos poucos, milagres não ocorrem do dia pra noite …)

Outro exemplo: para outra pessoa, não é o corte de gastos que precisa ocorrer para colocar as contas em dia. Ela já possui um orçamento apertado, o que a atrapalha é justamente a questão das entradas … Ela precisa encontrar novas fontes de renda, ou outras que paguem mais do que a atual.

Como disse, cada pessoa é diferente da outra. Soluções diferentes, mas com um mesmo “propósito”. 😉

“Mas Zé, como você disse, é um livro antigo … de 15 anos atrás ! Ainda tem validade ?”

Conhece alguém que esteja com o peso “acima do desejado” ? Ou alguém que está passando por dificuldades financeiras ? Pois então … acho que é algo atual sim. 😀

E sim, o livro te ajudará. Especialmente se você precisa de um ponto de partida.

Nota do Site:
4 Moedas