Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

A eterna discussão entre métodos e estratégias operacionais …

Você já percebeu que quando se reúne um grupo um pouco maior (umas 10 pessoas …) que investem em ações, a certa altura do encontro, quando o papo já está mais solto, volta e meia surge uma tradicional discussão: “Quem é melhor: A Análise Grafista ou a Fundamentalista ?“, ou ainda: “O que é melhor: Comprar ou vender na região da resistência ?“, e também: “É melhor operar trades curtos ou visando o longo prazo ?” … e com certeza, inúmeras outras comparações entre Métodos e Estratégias Operacionais.

Sim, muitas vezes participar deste tipo de discussão é pura perda de tempo, pois muitas vezes elas acabam partindo somente para o lado de comparação de resultados, um querendo mostrar que “ganha” mais do que o outro. O pior tipo de papo que podemos encontrar numa roda de investidores …

Agora, quando este mesmo papo cai para o lado educativo, de aprendizado, o resultado é fantástico !

Ou vai dizer que você nunca refinou sua forma de operar a partir de uma discussão com um amigo ? Onde ele apresentou uma nova forma de analisar um índice ?

Discutir por discutir, tentando provar por A+B que o seu método de operar é melhor nunca levará a nada, ambos estarão perdendo tempo, além de gastar muita saliva. 🙂

Agora, conversar, apresentando o porque de preferir tal estratégia, de usar tal método, mostrando porque ele é o melhor para você, isso sim traz resultados. Quando você fala (e obviamente quando ouve) sobre o seu método com outra pessoa, esta discussão pode trazer ótimos resultados, afinal você sempre pode aprender alguma coisa nova.

De nada adianta ficar discutindo, tentando “se aparecer” com seus resultados. Ele só é importante para você ! Só você (e um grupo bem restrito) fará uso dos resultados obtidos de suas operações.

Quem é melhor: Análise Grafista ou Fundamentalista ?

Pouco importa ! O que realmente importa é qual destas duas “escolas” de Análise Técnica traz o melhor resultado para você !

O que é melhor: Trades Curtos ou operar no Longo Prazo (comprando as ações e “esquecendo-as” na carteira) ?

Pouco importa ! O que interessa é o seu resultado no longo prazo, daqui 10, 20 ou 30 anos. Se você consegue obter um resultado acima da média todos os anos operando com trades curtos, aproveitando as oscilações nas cotações, ótimo para você ! Se tem se saído melhor comprando um pouquinho todos os meses, formando uma bela carteira de ações, reinvestindo os dividendos, e olhando para um futuro lá na frente, ótimo para você !

O que é melhor: Vender na resistência ou comprar no rompimento dela ?

Isso mesmo, você já sabe a resposta. Pouco importa ! Você tem que experimentar diversas formas de operar enquanto está na fase de aprendizado (e se engana quem acha que isso é só no momento em que estamos começando a operar, a necessidade de aprender e conhecer outras possibilidades é eterna para um investidor de verdade, um investidor vencedor), com isso saberá qual a melhor estratégia para você !

Exemplos de sucesso existem aos montes. Tem gente que ganha com a fundamentalista, tem quem ganhe com a grafista, tem gente que ganha de todos os jeitos ! Como também existe quem perca com estas mesmas estratégias !!!

Entenda o seguinte: Existe uma estratégia indicada para você. Ela pode não funcionar comigo, ou com o seu primo, mas para você ela vem dando certo, vem dando resultados positivos já faz um bom tempo …

Como eu disse, discutir, conversar com outras pessoas a respeito de suas operações é um ótima ferramenta de aprendizado, mas não deixe que estas mesmas conversas caiam para o lado da “briga comparativa”. Use-as para aprender. 😀

E lembre-se: O que dá certo para você pode não funcionar tão bem para mim. Bem como o que dá certo para mim pode não ser o mais indicado a você. Cada um deve encontrar a sua melhor forma de operar.

Abraços !