Clube do Pai Rico

Boa notícia na Bolsa !!!! A liquidação financeira será D+2 !!

É hoje !!! 😀

A partir de hoje, o D+3 deixa de existir e dá lugar ao D+2. 😉

Os negócios realizados hoje serão liquidados na quarta-feira, ao invés de ser na quinta como até então. 🙂

Mudança importante que merece sua atenção ! Leia o post abaixo:

—–

Como você bem sabe, hoje, quando você compra ou vende uma ação, o processo de liquidação (financeira) ocorre em D+3. Ilustrando para ficar mais simples: se você dá a ordem de compra de uma ação numa segunda-feira, e ela é executada, o dinheiro sairá da sua conta em D+3. Ou seja, na quinta-feira. (2ª = D+0; 3ª = D+1; 4ª = D+2 e 5ª = D+3)

O mesmo ocorre quando você faz a venda de uma ação, com você recebendo o dinheiro em D+3. Sempre em D+3.

No passado, esse poderia ser considerado um prazo justo. Havia a necessidade de troca (física) de informações entre corretoras e isso tomava tempo. Hoje, com tudo digitalizado e ocorrendo de forma virtual … Tem motivo ?

Não, não tem.

Tanto não tem, que a B3 vem há alguns anos trabalhando na mudança desse prazo. 😀

Para você ter uma ideia, quando lancei o Minha 1x na Bolsa, no final de 2017, a B3 já tinha como meta a implementação do novo prazo de liquidação financeira até março de 2018. E no curso eu informei que havia o plano, mas que a data ainda não era “definitiva”. Lembra ?

Pois então … Cá estamos, março de 2019 … Um ano depois do “prazo” estabelecido anteriormente, e nada da mudança proposta. 🙁

Mas como sou brasileiro, e não desisto nunca, entrei em contato com a B3 através do twitter:


E não é que eles me responderam com a data que a mudança entra em prática !!???? 😀


Sim !!! 27 de maio de 2019 é o dia em que veremos uma das maiores mudanças estruturais da Bolsa dos últimos anos. (a última, pra mim, foi o encerramento do pregão viva voz)

A partir da última semana do mês de maio, os negócios terão como prazo de liquidação financeira, D+2. Usando o exemplo que dei no início, uma compra feita na segunda-feira, precisará ser paga na quarta. (2ª = D+0; 3ª = D+1 e 4ª = D+2)

Só quem vive mercado, e em alguns casos os que realmente vivem do mercado, para entender essa significativa diferença. 😉

Lembra que um dos pilares de muitas estratégias é o fator “liquidez” da ferramenta ? Numa emergência, D+3 é uma eternidade … D+2, é um prazo um pouco mais interessante. 😀

É uma excelente notícia !! Concorda ?

Ah ! Isso é apenas para a negociação com Ações !! Com Opções permanece tudo igual, D+1. OK ? (mais um dos motivos para eu gostar tanto do uso de Opções como gerador de Fluxo de Caixa para o patrimônio)