Clube do Pai Rico

De que forma você cuida de suas moedas ?

Se você parar para pensar, a forma com que você trata suas moedas pode dizer muito sobre você a forma com que encara a questão do dinheiro. Acha que não ? Pensa que é besteira da minha cabeça ? Pois então … pense comigo:

Você guarda as moedas que vem de troco ? Você as deixa jogadas em sua carteira, na gaveta, no carro, nos bolsos das roupas ? Ou você faz “questão” de gastar cada uma das moedas que recebe da forma mais rápida que puder ?

Quem guarda ?

Normalmente são as pessoas financeiramente conscientes, que sabem que aos poucos, e dentro de um determinado prazo, terão uma quantia considerável acumulada. Sabem que poderão usar o valor para adquirir algo de maior valor (e que normalmente requerem algum planejamento) ou poderão usar aquele valor em algum investimento.

Por exemplo, já comprei alguns lotes de ações (foram 2 ou 3 vezes) com o valor que acumulei em moedas durante alguns meses. Foi no início da criação da minha carteira de ações, mas me lembro até hoje de eu indo ao banco para depositar aquele valor em minha conta. Os caixas “adoravam” quando eu aparecia lá com minhas latas (usava latas de Nescau, hehehe) … afinal eles não tinham máquina para contagem automática das moedas. 😯

Quem deixa tudo jogado ?

Normalmente são as pessoas que não têm ideia de quanto têm em suas contas, tampouco sabem quanto gastam mensalmente com suas despesas (por mais básicas que sejam). Em sua maioria são as pessoas que não tem muito controle de suas finanças, mas não passam muito aperto. As moedas ficam perdidas até o momento em que “do nada” aparecem e aquela festa é feita por tal “milagre”. 🙂

Este é o grupo de pessoas que normalmente não agrada tanto ao Banco Central … pois tiram as moedas de circulação, “perdendo-as” e graças a isso a Casa da Moeda precisa confeccionar novas para repô-las.

Quem gasta tudo ?

Esse é o verdadeira gastão, faz questão de torrar cada centavo recebido na forma de moedas. Diz fazer isso por “odiar andar com elas nos bolsos”, esquecendo de que poderia guardá-las em casa, por exemplo. Gasta sem dó nem piedade, compra um doce, um café, um salgado, etc etc etc … Não importa onde nem como, ele simplesmente gasta.

Não preciso dizer que em sua maioria são os que passam maior dificuldade financeira, não é mesmo ? Da mesma forma que tratam as moedas, tratam o resto do bolo. Gastam, gastam e gastam.

Mas há exceções ?

Claro ! Como tudo, o padrão pode não ser “respeitado”. Mas que a maioria segue esse script, segue. 😉

A parte mais legal é que analisando esta simples característica, esse simples padrão, a pessoa pode observar o todo. E melhor ainda: pode mudar. 😀

Mas me diga … em qual “padrão” você se enquadra ? 🙂