Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Dívidas ameaçam circulação do jornal “Gazeta Mercantil”

Já repararam o número de jornais ( impressos ) que anda mal das pernas ?

 

Dívidas ameaçam circulação do jornal “Gazeta Mercantil”
da Folha Online

O jornal “Gazeta Mercantil”, fundado em 1920, poderá deixar de circular a partir da próxima semana em decorrência das dívidas e dos encargos trabalhistas, informa reportagem de Cristiane Barbieri e André Zahar publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

A CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), dona da editora JB e licenciadora da marca “Gazeta Mercantil”, informou em comunicado publicado na primeira página do jornal que deixará de publicar a “Gazeta” a partir de 1º de junho. Hoje, há 51 jornalistas trabalhando na empresa.

O comunicado atribui a decisão de rompimento de contrato ao fato de os antigos proprietários da “Gazeta” não pagarem as dívidas trabalhistas acumuladas após sucessivas derrotas judiciais. Vêm dessa época as dívidas trabalhistas cobradas agora, que superam R$ 200 milhões.

Como toda a receita do jornal com publicidade começou a ser bloqueada para pagamento do passivo, a empresa passou a enfrentar grandes dificuldades. Segundo Djair de Souza Rosa, diretor jurídico da CBM, a empresa realizou nos últimos cinco anos adiantamentos à Gazeta Mercantil S.A. superiores a R$ 90 milhões.