Clube do Pai Rico

Eu queria vender, mas acabei comprando … E agora !?

Pergunta:

Caraca, Zé! Fui vender 1k de PUT PETRO38, dia 12, strike de 38,76, mas quando cliquei na boleta, na pressa, estava em compra. Agora estou comprado na Opção e vendo se dá uma subida pra dar uma diminuída no prejuízo. Programei logo, a princípio em 2,31 (comprei a 2,30), mas hoje já alterei para 1,88. Mas esse theta vai me complicar pelo jeito. Já fiz venda de PUT de outro papel, para, juntamente com eventual venda dessas PUT da PETRO eu ainda ter um ganho, pequeno que seja. Tem alguma sugestão? Seguro essas PUT, vendo mais barato, outro caminho? Abraços!

Resposta:

Opa ! Tudo certo Jr ? 🙂

Acredite: este erro é mais comum do que você imagina … Volta e meia recebo o relato de alguém que fez isso. (e suas variantes, claro)

Sim, muitos são os que na hora de fazer a operação, acabam errando. Já vi gente falando sobre ter comprado no lugar de vender, de vender no lugar de comprar, errar o vencimento, errar o strike, errar o tipo de ação (queria PN, foi na ON), errar o ano … A lista é longa mesmo. 🙁

A sugestão que sempre dou para evitar esse tipo de erro é simples, chegando a parecer boba … Antes de fazer a operação, faça uma anotação em um papel/caderno/agenda:

Qual a operação você irá fazer ? Compra ou Venda ?

Qual é o código da ação/Opção que você deseja operar ?

Qual é a data de vencimento dela ?

Qual é o strike da Opção ?

Você não imagina o quanto isso te ajuda a evitar o tipo de erro que você cometeu.

Ah, mas isso vai me fazer perder tempo Zé !

Sim, alguns segundos. O que poderá impedir uma dor de cabeça desnecessária. 😉

Agora, sobre como resolver o problema depois de ocorrido ? Na hora em que o erro tiver sido identificado, encerre a operação. Encare como um STOP (que é literalmente o que você estará fazendo), e vida que segue.

Muitas vezes a pessoa que se vê diante de um erro do tipo que tu relatou, acaba entrando no modo torcida. Esperando que o cenário “mude”, e que aquilo que já está feito, errado, passe a dar certo e que a virada permita uma saída tranquila.

Pode até dar certo … A virada pode realmente vir a ocorrer. Mas se não vier, você estará correndo o risco de precisar encerrar a operação em uma situação muitas vezes pior do que aquela que existia no momento em que o erro foi descoberto.

Espero ter te ajudado. 😀

Leituras sugeridas: (e relacionadas)

A pior forma de se ganhar na Bolsa ? Quando o errado dá certo …
O código de uma Opção traz todas as informações necessárias para sua identificação ?
Valor de vencimento da opção é diferente do seu código. Mas como ?
Qual o motivo da diferença de prêmios entre as Opções PETRD352 e PETRD350 ?
Aprendendo a usar o STOP na base da dor !

Abraços !