Clube do Pai Rico

Filmes ||| O Brasil deu certo. E agora ?

O Brasil deu certo E agora poster

Se você quer entender os motivos que levaram nossa economia a ser como é, assista a esse documentário. Melhor do que muitas aulas de história/geografia, os depoimentos presentes neste filme são esclarecedores e nos fazem sentir “na pele” a época em que a inflação galopava a passos largos. Só quem nasceu antes do início da década de 80, consegue se lembrar de como era a movimentação do comércio, na tentativa de manter os preços sempre em dia. Nem que para isso, fosse necessário fazer uma remarcação diária dos preços. Ou até mais do que uma vez no mesmo dia …

O filme conta com a participação de 3 ex-presidentes (Sarney, Collor e FHC), e de vários ex-ministros e ex-presidentes do Banco Central. Lançado em 2013, ainda nos restava uma dose de “oba oba” em relação ao nosso futuro. Claro, alguns sinais já surgiam e o quadro atual já começava a ser desenhado. Mas ai de quem ousasse falar alguma coisa …

Estranhamente não temos a presença de Lula e Dilma … Não sei se não participaram para não dar crédito às conquistas do plano Real, ou se tinham medo de dar com a língua nos dentes, entregando o que poderia vir a se tornar o cenário atual. (fico com a primeira alternativa)

Uma verdadeira aula de história

Somos apresentados aos fatos e eventos que criaram nosso processo inflacionário, desde a época do Brasil Colonia. De forma clara e objetiva. 🙂

Quem foram os culpados por nossa dívida externa ? Como ela cresceu tanto ? E a inflação, porque as coisas aconteceram daquela maneira ?

Só de ver o documentário, o som das máquinas etiquetadoras já me veio à memória. 😯

Um detalhe interessante, é que durante os depoimentos apresentados, já vemos alguns dos motivos que nos levariam ao processo inflacionário atual. Com a lembrança da nossa dependência dos reajustes indexados, transformando a inflação em uma bola de neve sem fim. 🙁

Coloque este filme em sua lista “trocentos filmes para ver antes de morrer”, pois o conhecimento adquirido será de fundamental importância para sua formação financeira. Sim, praticamente tudo o que foi dito já era de meu conhecimento. Porém, nunca tinha visto tudo apresentado desta maneira, de uma só vez, de forma tão simples.

Se você se interessou, o filme está disponível na Netflix. Com apenas 1h10min de duração, é programa obrigatório com diversão (educação) garantida. 😉

Confira o trailer:

Nota do Site:
5 Moedas