Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| Aprenda a Vender e Operar Vendido

pregaobovespa_200

A cada livro que leio “deste cara” gosto mais de sua forma de operar. (o último foi  Aprenda a Operar no Mercado de Ações)

Bem diferente da minha forma, mas é como sempre digo: “O que dá certo para um, pode não dar para o outro. Use aquilo que funciona para você.”

Mas tenho que confessar que … alguns pontos do meu método foram alterados após ler “Aprenda a Vender e Operar Vendido”. Onde ? Gerenciamento de Risco e STOP ! Sim, o STOP o meu vilão na bolsa. 🙂

(você não imagina o quão duro é, para mim, acionar um STOP … e acredito que o mesmo ocorra com você)

Os principais pontos, ao menos para mim, desta leitura foram:

Controle de Risco

Resumidamente, a orientação de Elder é: Uma operação não pode comprometer mais de 2% de seu capital destinado à bolsa, e no mês, a sua perda máxima não poderá ultrapassar 6% dele. De que forma calcular como não comprometer mais do que 2% ? Analisando, e definindo, o seu STOP de cada operação, e com isso, podendo definir quantas ações poderão ser operadas em cada trade.

STOP

Algumas técnicas de como definir STOP foram apresentadas, e uma em especial – pelos comentários do autor – me chamou mais atenção: Definir como STOP a mínima, numa operação de compra, ou a máxima, numa de venda, da barra anterior a da barra que marcou a mínima/máxima, do movimento que você está operando. Desta forma você pode até não conseguir fugir dos possíveis violinos, mas estará garantindo que conseguirá interromper o trade antes do “estouro da boiada”.

Já alterei a minha forma de definir, e após concluir a leitura acredito que ativei o modo “STOP ON” para minhas operações. (digamos que até então ele estivesse no stand by …)

Registro Operacional

A forma apresentada por Elder é bem completa, pode ser que para você não seja “tão útil”, mas se bem analisada vale a pena. Uso uma muito parecida, porém sem as notas … 🙂

Já fiz algumas observações na minha planilha de acompanhamento, para melhorar. Aprender com os outros é fundamental. 😀

Somente com a observação de suas anotações é que você poderá saber se está melhorando a cada operação, ou não.

Formas de Operar

E claro … como não poderia deixar de ser, o autor apresenta algumas técnicas operacionais, voltadas especialmente para a venda (mas nada impede que sejam usadas na compra …), afinal, qual é o título do livro mesmo ? 😉

O livro

Um dos pontos fortes do livro é a clareza com que os conceitos são apresentados. Tudo muito bem detalhado e, em especial, tudo muito bem apresentado graficamente. Conhece o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras” ? Em “Aprenda a Vender e Operar Vendido” isso é seguido à risca.

Leitura super agradável, fugindo do tradicional blá blá teórico de muitos livros destinados ao assunto, Elder consegue prender o leitor a cada exemplo dado, a cada novo método apresentado.

Até hoje não lembro de ter visto nenhum outro livro inteiramente destinado ao tema Operar Vendido, infelizmente isso é visto por muitos como “errado” … Errado mesmo é ser engolido pela onda quando um mercado vira. Errado é deixar que uma oportunidade de lucro passe diante de seus olhos e você fique imóvel, sem saber o que fazer, ou pior, imóvel pois “vender é feio”.

Mais um ponto para o psiquiatra. 🙂

Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda

Nota do Site:
5 Moedas

Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda
Alexander Elder

Editora: Campus
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino