Clube do Pai Rico

Livros ||| Cripto Wars

A maioria das leituras que já tinha feito até agora, relacionadas ao tema criptomoedas, era focada no lado tecnologia da coisa, ou na exaltação da ferramenta. Nenhuma delas parecia “querer” tocar nos pontos mais delicados, aqueles que poderiam afugentar os possíveis interessados.

Até agora … 😀

Alto consumo de energia, inviabilizando o negócio ? Demora no tempo das negociações ? Uso das moedas de forma “obscura” ? Insustentabilidade no longo prazo da tecnologia atual ? Não … ninguém fala deste lado.

Coincidentemente, os pontos que sempre me baseei para não “apostar” (sim, não é investir) nas moedas digitais. 😉

James Rickards, que alguns não gostam por conta do seu lado “conspiracionista”, ou “alarmista”, mas que me chama a atenção por tocar na ferida, apontando o lado real da coisa, traz no Cripto Wars, tudo aquilo que sempre gostei de encontrar em seus relatórios.

E justamente por trazer o lado real, aponta para o futuro das criptomoedas. Sim: elas são o futuro. A tecnologia blockchain, que é a base da bitcoin e das outras criptomoedas, aos poucos vai ganhando espaço. E um espaço que não se restringe apenas ao lado financeiro, ao lado moeda … Vai entrando em outras áreas, e nós só nos beneficiaremos com isso. 🙂

O que importa alguém falar que uma operação “na boca do caixa”, com bitcoin, pode levar uns 10 minutos ? Já pensou … ? Você vai comprar uma pizza e para fazer o pagamento a operação demora 10 minutos ? Pense você na fila do supermercado … É, inviável !!

Ou então, que a operacionalização do sistema consome mais energia do que MUITOS países (inteiros) consomem ? Ou então o poder computacional destinado exclusivamente à mineração … ?

Sim, as moedas digitais são excelentes. A nossa economia atual já se baseia nelas. Ou você acha que na hora que você paga com um cartão de crédito a coisa é física ? Mas experimente demorar mais de 10 segundos em um pagamento para ver você começar a reclamar … Não ?

Sim … tem o lado conspiracionista também. 🙂

Ele prepara o leitor para os próximos passos do FMI. E o que usará o FMI ? A sua própria criptomoeda … !!!

Volta a defender o uso do ouro como proteção. Apresenta um pouco da nossa história monetária, do começo do século XX até agora. Mostra como o ouro foi importante, e que o abandono do padrão ouro fez com que as coisas “ficassem estranhas”.

E sim, tudo isso entrelaçado ao tema criptomoedas. 😀

Se eu indico a leitura ? CLARO !!! Ainda mais se você gostaria de ter um “contrapeso” no lado mais otimista, que é o ponto de vista que domina os conteúdos disponíveis e tão divulgados. 😉

 

Nota do Site:
5 Moedas

Cripto Wars
James Rickards

Editora: Empiricus
Ano: 2018
Edição: 1
Número de páginas: 191
Acabamento: Brochura
Formato: Médio