Clube do Pai Rico

Livros ||| Seja Assertivo !

Assertivo … palavra nova. ( ao menos pra mim foi até a leitura deste livro )

Portanto, vamos dar uma olhada no dicionário:

assertivo
(asserto + -ivo)
adj.
1. Que tem carácter!caráter de asserção.
2. Que declara ou afirma algo.

Não ajudou tanto assim … vamos mais fundo:

asserção
(latim assertio, -onis, liberdade, afirmação)
s. f.
1. Proposição que se julga verdadeira. = assertiva, asserto
2. Alegação, afirmação categórica. = assertiva, asserto
3. Ling. Valor modal de um enunciado, positivo ou negativo, através do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa e que se opõe a outros valores modais, como dúvida, exclamação, pedido, ordem.

Bom, resumindo em miúdos: Assertivo é aquele que diz o que realmente pensa, fala o que dá na telha, doa a quem doer, sem pensar nas consequências. Ao menos essa é a real interpretação deste termo. 🙂

Fomos podados, desde sempre …

Sim, a sociedade acabou fazendo isso com a grande maioria de nós. “Não fale o que você pensa, pode magoar alguém.”, “Não peça o que você quer, deixe que ofereçam o que há.”, “Nem ouse fazer isso … seu emprego pode virar fumaça !”, etc, etc, etc. Esses são somente alguns dos exemplos que lembrei de bate pronto, tenha certeza que existem muitos outros.

Mas você já pensou se todos falassem e fizessem absolutamente tudo o que consideram correto, sem se importar com os outros ? Se já achamos que o mundo está uma bagunça, imagine como seria …

É … como já deu para perceber, não sou 100% assertivo. Sim, no livro há um teste para ver o seu “nível de assertividade”, hehehe. 🙂

Nada melhor do que exemplos

Exemplos, forma mais fácil de aprendermos. E disso o livro está cheio, são muitos exemplos envolvendo todos os tipos de situações que exigem ou apresentam a oportunidade de você dizer o que você pensa.

Um deles. Um amigo te liga numa quarta feira, 22h, convidando para dar uma volta. Você está cansado do dia de trabalho, foi um dia pesado. Pior, amanhã de manhã começa tudo de novo. O que você faz ? 1- Diz que não quer; 2- Diz que não pode por ter um compromisso; 3- Diz para deixarem para outro dia. Hein ? Mas tem um problema … ele é seu amigo … mas é um chato, já faz algum tempo que você vem evitando-o.

Se responder a 1ª opção, estará “magoando” seu amigo. Se responder a 2ª, estará mentindo descaradamente. Se responder a 3ª, estará dando esperanças para ele, além de fazer a vontade dele e não a sua. Sim … a opção “assertivamente” correta é a primeira. Fale o que realmente te importa, deixando os outros de lado. Será que a sociedade já não tem isso em demasia ? Será que as coisas não estão onde estão por sermos curtos e grossos demais ? Mas pense, se você sempre ceder, estará criando verdadeiros monstros, que acabam tendo tudo como sempre querem.

Já viu uma criança pidona, daquelas que se debatem no chão do supermercado/shopping/lanchonete/restaurante/(coloque qualquer outro lugar aqui) quando não são atendidos ? E os pais acabam cedendo … fazendo o que elas querem. Se usassem a estratégia assertiva isso provavelmente ocorreria apenas 1 ou 2 vezes, vendo que não tem resultado acabaria não se repetindo.

Para tudo existe o meio termo

Nem 8 nem 80, tudo precisa ser balanceado, equilibrado. Existem horas para sermos assertivos e horas para cedermos um pouco. Ao menos é assim que eu penso …

Se você ceder sempre, pode ter certeza que muita gente acabará “montando” em você, afinal é só pedir e pronto. Se for assertivo demais, poderá ser isolado pelos outros, no trabalho, na família entre os amigos … provavelmente nem os terá.

Cada situação precisa ser analisada para decidir qual das duas estratégias se deve usar. Não existe receita de bolo para isso, cada caso é um caso e ponto final.

E o livro ajuda bastante neste ponto: Fazer pensar … são tantos exemplos, tantas situações apresentadas e comentadas, que você consegue trazer para a sua realidade, consegue encaixar em um fato que ocorreu com você.

Mas nem tudo são flores …

Tem um exemplo que foi usado por diversas vezes no livro, o caso de um funcionário que recebe uma ordem/mijada do seu chefe e que precisa reagir. E vou dizer que esta foi a solução – usando a assertividade – que mais aguardei. Infelizmente não foi apresentada no livro … 🙁

Queria ver qual era a posição da autora nesse caso. Se reagisse, corria o risco de perder o emprego, se respondesse o que o patrão queria ouvir, precisaria trabalhar mais … como escapar dessa situação sendo assertivo ? 😉

Mas tirando isso foi uma leitura agradável. Ainda mais por ser de uma área completamente fora da que estou acostumado. 🙂

E isso de vez em quando faz muito bem.

Seja Assertivo!: Como Conseguir Mais Autoconfiança e Firmeza... Nota do Site:

4 Moedas

Seja Assertivo!: Como Conseguir Mais Autoconfiança e Firmeza…

Vera Martins
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino