Negócios Virtuais – O que é necessário ?

Dando continuidade ao tópico anterior, citarei alguns pontos que considero como sendo “o necessário” para dar início ao plano de criação de ativos virtuais. Vamos lá !

1- Registro de Domínios
2- Web Hosting
3- CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
4- Conteúdo

São poucos itens, e o melhor de tudo: A maioria deles ou custa pouco ou é de graça. 🙂

1- Registro de Domínios

Da mesma forma que um endereço físico, ou um número de telefone, o endereço do seu site é o seu ponto de referência no mundo virtual. O ideal é que seja um nome curto e de fácil memorização. Outro ponto interessante é que ele seja facilmente ligado ao seu negócio.

Por exemplo, o Clube do Pai Rico tem esse nome pois quando foi criado tinha como principal público os leitores da série de livros Pai Rico Pai Pobre, na época era praticamente o único material que abordava o tema Educação Financeira.

Para efetuar o registro de um domínio é simples. Existem empresas que prestam esse serviço, mas você mesmo pode fazê-lo. Basta acessar o www.registro.br ( que é o órgão que regula e controla os domínios no Brasil ) escolher um endereço entre os que estão disponíveis – você deverá fazer uma pesquisa para averiguar se o endereço desejado está livre – e pronto. O custo de manutenção de registro é de R$ 30,00 por ano. Super em conta, não ?

2- Web Hosting

O serviço de hospedagem também é outro ponto importante. Você deve escolher um que seja em conta e ao mesmo tempo que preste um serviço decente. E tenha certeza: Tem de tudo nesse mercado.

Existem empresas que oferecem este serviço de forma gratuita, mas o serviço oferecido é tão limitado que não justifica. Só vale a pena para quem deseja ter um site pessoal sem nenhuma intenção de lucro. Se não é esse o seu caso, parta para um serviço pago. Opções não faltam.

No momento da escolha do web hosting deverá ser levado em consideração as necessidades que o seu site terá. Existem diversos planos e cada um deles oferece certos níveis de funções. Fique atento a sua real necessidade, tanto em termos de software quanto de recursos ( nível de armazenagem e transferência de dados ).

3- CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Será o site propriamente dito. Você terá inúmeras opções, podendo ser um site feito “100% a mão” ou algo totalmente automatizado. Precisará decidir se o site será em formato de fórum ( onde os participantes postam suas mensagens ) ou num formato tradicional ( onde quem posta é você ).

Independente do formato escolhido, terá um grande número de modelos para escolher. No caso do Clube escolhemos o WordPress para gerenciar o site e o PHPBB para gerenciar o fórum. São ferramentas prontas, de graça, que podem ser personalizadas de acordo com o seu desejo. Além disso contam com várias ferramentas desenvolvidas pelos próprios usuários, umas gratuitas outras com custo. Mas se quiser poderá fazer tudo sem custo algum.

O CMS será a ferramenta que te trará uma maior “folga” na hora da manutenção e “alimentação” do site. Ele permite que qualquer pessoa possa gerenciar um site sem precisar ser profundo conhecedor do assunto.

4- Conteúdo

E para finalizar o ponto mais importante: O conteúdo. Será ele que fará seus visitantes voltarem ao site. Na verdade, será ele que fará com que o visitante chegue ao seu site ! 🙂

O conteúdo poderá ser criado por você ou por terceiros. Poderá fazer um “apanhado” do que viu na net, falar sobre um assunto que entende, criar uma comunidade que tenha um assunto como tema central … é na escolha dele que você precisará focar o pensamento. A escolha do público alvo é que dará a oportunidade de atingir um pequeno grupo de interessados ou quem sabe uma enorme comunidade.

Os custos

Para um projeto simples, você poderá gastar pouco menos de R$ 20,00/mês – entendeu porque esse ativo pode ser altamente lucrativo ?

Tudo depende do que você deseja utilizar. Pode ir atrás de ferramentas 100% gratuitas, ou fazer uso de outras que são pagas.

E você, já tem algum ativo nesta área ?