Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

O que vem causando o baixo volume negociado diariamente na Bolsa ?

Esta é a pergunta que muitos vêm se fazendo nos últimos dias, para não dizer semanas. 🙂

Volume baixo, muito fraco. Tanto nas principais ações do índice, quanto na Bolsa como um todo. Em PETR4 mesmo … 🙄

Mas como isso pode estar ocorrendo justamente quando estamos “namorando” um novo teste do topo histórico ? Cadê a empolgação do povo com essa possibilidade ?

E acredite, ou não, talvez seja esse o motivo para tamanha fraqueza.

Sim, estamos em um momento decisivo para o mercado. E não, não é só para o nosso mercado. Parece que estamos num momento de “vai ou racha” no mundo todo. A dúvida é geral … E é justamente essa dúvida que faz com que o volume venha encolhendo.

Pense comigo: vai, ou cai ? Você prefere se arriscar a ir, e ver o mercado vir ? Ou prefere aguardar que alguém dê o primeiro passo e depois disso você tenta acompanhá-lo ?

Sim ! Estamos num momento decisivo, mas parece que ninguém quer ser o primeiro da fila. Parece que ninguém está disposto a fazer parte do “escudo humano” e sofrer os danos colaterais que isso pode vir a causar.

E já que ninguém quer ser o primeiro, ninguém vai. E como ninguém vai … volume fraco e mais fraco, a cada dia que passa.

PETR4, por exemplo, vem apresentando um volume próximo a 50% de um dia normal.

De novo: se houvesse um mínimo de certeza de alguma coisa, as pessoas continuariam negociando normalmente. Com a dúvida no ar …

Mas de uma coisa você pode ter certeza: na hora em que houver uma tomada de decisão, seja para baixo, ou para cima, o volume retorna. Na hora que surgir uma notícia mais forte, na hora que aparecer algum dado mais claro, os mesmos que estão segurando a onda, irão apertar o botão, sem dó nem piedade.

Só não dá para saber se isso fará com que o mercado suba, ou caia … 😉

Teorias surgem … e quem acompanha volume sabe que movimento forte se faz com volume forte. Então, a desconfiança geral é: mercado subindo, renovando topos, com volume crescendo e crescendo. Até que … do nada, o povo some e um novo topo não é formado.

Não se sabe a próxima direção, mas quem observa volume e movimento começa a se preparar para tempos “sombrios”.

Será ?

Neste exato momento, sugiro ficarmos atentos ao comportamento dos participantes em duas regiões: 106 mil pontos, que a nossa atual resistência, e nos 103 mil, o nosso atual suporte.

O lado que for rompido nos dará o sinal. E, junto, promete um movimento mais forte.

E, de novo, mostrará o retorno da grana. 😀

Uma última dica …

Buckle your seat belt, Dorothy